por ascom em 31/10/2018.
Um megaevento de negócios que vai reunir centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. O MicBR será realizado de 5 a 11 de novembro, no corredor cultural da Avenida Paulista, com o objetivo de impulsionar a internacionalização da produção cultural brasileira e o intercâmbio entre os países, em especial da América do Sul.
O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Invertimentos (Apex-Brasil) se juntaram para realizar o Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), megaevento de negócios que vai reunir centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países, em especial os da América Latina. O evento acontece em diversos espaços na cidade de São Paulo, entre os dias 5 e 10 de novembro e vai reunir empresas de 10 setores da economia criativa, entre eles o mercado editorial.
O encontro de negócios vai reunir milhares de empreendedores dos setores cultural e criativo do Brasil e de outros países. Segundo o ministério, o objetivo é impulsionar a internacionalização da produção cultural brasileira e o intercâmbio entre países, em especial da América do Sul, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Serão apresentadas produções nas áreas de artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual, animação e jogos eletrônicos, design, música, museus e patrimônio, artes visuais, moda, editorial e gastronomia.
As atividades para o público vão ocorrer em diferentes locais da capital paulista e haverá palestras, oficinas, mesas-redondas, clínicas de mentoria, atividades culinárias e de networking, e atrações artísticas.
Cristiane Pacanowski, fundadora e diretora da Pipa Agência Literária Infantojuvenil, é uma das empreendedoras brasileiras selecionadas no edital. “A Pipa é uma agência literária que vai apresentar um catálogo de autores, ilustradores e editores para o público infantil e juvenil premiados no Brasil e no exterior”, conta. Para a empreendedora, o MicBR representa a oportunidade de mostrar aos editores latino-americanos toda a qualidade da produção literária brasileira, tanto em texto quanto em ilustração. “A expectativa é grande. Esperamos gerar negócios, fechar contratos e, principalmente, estabelecer muitos contatos com esses editores e abrir uma vitrine para a nossa produção literária”, afirma Cristiane.
Janine Rodrigues, escritora e diretora da Piraporiando, pretende fazer contatos com outras áreas, para além da editorial. “Na Piraporiando, adoramos transversalizar as artes: literatura com teatro, com cinema, com música”, explica. “Foi uma ótima notícia saber que, nesta edição, poderemos agendar reuniões com todos os setores que tivermos interesse. Quero, por exemplo, fazer negócios com empresas interessadas em produzir curtas, séries e demais montagens com as histórias dos meus livros. Estou muito animada!”, festeja.
Programação
A programação do MicBR 2018 inclui dez showcases de artes cênicas; 20 showcasesde música; seis showcases de gastronomia; um desfile de moda com dez estilistas; quatro palestras com keynote speakers; 37 seminários, mesas redondas, masterclasses; 24 oficinas; seis clínicas de mentoria (temas transversais); dois momentos meet ups setoriais/temáticos e dois momentos de speed dating. Para maiores informações acesse o site MicBR 2018.