Ficar em casa, para quem pode, é um mantra de cada indivíduo pelo bem coletivo nesse momento de pandemia da Covid-19. Nem por isso você precisa ficar à toa. Durante esse importante distanciamento social você pode, por exemplo, aproveitar para conhecer Recife, a cidade mais massa em linha reta do mundo, sem nem precisar tirar o pijama.
O Socialismo Criativo bateu um papo online com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife (PE), Ana Paula Vilaça, e conta todas as opções para esse quarentener aí do outro lado da tela conhecer mais sobre os lugares, as comidas, a arte e a cultura pernambucana e recifense.
Ana Paula é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em direito pela UNIP-SP e mestre em planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela está à frente da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife desde 2017.
A entrevistada, no poder público, já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. De 2013 a 2015 foi gerente geral do Recife Antigo e secretária Executiva de Turismo da Prefeitura do Recife. Em setembro de 2015, assumiu a presidência da Empetur, ligada à Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco.
Prioridade é salvar vidas
Durante a conversa, a secretária destacou a importância do distanciamento social, que ela considera uma oportunidade para que as pessoas e a sociedade possam recriar e reinventar modos de vida.
“O prefeito Geraldo Júlio (PSB) vem tomando medidas, que hoje já são mais de 150 medidas de combate ao novo coronavírus aqui na nossa cidade. A gente tem sido muito atuante, o prefeito tem sido muito responsável e corajoso para tomar com bastante antecedência as medidas necessárias que vão proteger a vida das pessoas.”
Ana Paula também comentou sobre o forte impacto da crise sanitária no setor turístico, com cancelamento de eventos e de voos com destino à capital pernambucana, por exemplo. Ela ressaltou o papel da gestão socialista de apoiar o trade turístico e os empreendedores do segmento para repensar novas estratégias para esse ano e para os próximos.
“A prioridade da gestão pública é salvar vidas. A equipe da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer tem feito isso com muito carinho, muito cuidado e muita cautela. A gente sabe que o turismo foi impactado diretamente.”
Apoio ao trade e a empreendedores
Em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, todos os espetáculos e eventos programados para essas semanas foram cancelados. Com isso, informou Ana Paula, foi preciso reprogramar todo o escopo da secretaria.
“A cadeia produtiva do turismo impacta mais de 50 segmentos e setores. A gente teve que se reinventar junto a eles para superar esse momento. A Prefeitura do Recife tem apoiado iniciativas como a suspensão do pagamento do ISS e temos um trabalho de escuta muito forte.”
O Portal do Turismo de Recife também tem acompanhado esse novo momento e se transformou em um espaço para divulgar bares, restaurantes e hotéis, com opções de deliveries e pacotes promocionais.
Estratégia digital
A principal aposta da equipe da secretária foi investir na comunicação digital. No perfil @visitRecife tem informações oficiais e dicas sobre o Recife enquanto destino turístico, atrativos e história. Agora durante a quarentena, passou a alertar os seguidores sobre a importância de evitar aglomerações, limpeza e, em especial, o cuidado com o próximo.
Deixando o mundo virtual um pouco mais leve, em meio a tantas notícias, o @visitRecife também tem realizado brincadeiras em que seguidores podem escolher se prefere um bolo de rolo ou bolo Souza Leão e zona norte ou zona sul. As postagens também dão dicas de filmes, livros e músicas de artistas pernambucanos, além de receitas típicas da rica gastronomia.
Movimenta Recife
A entrevistada também falou sobre o Movimenta Recife, aplicativo que estimula e orienta a população a praticar exercícios físicos sem sair de casa. Com o sucesso entre o público, a Prefeitura do Recife criou também um site para facilitar ainda mais o acesso pelas pessoas interessadas em não ficarem paradas.