Em um vídeo exibido durante a reunião do Diretório Nacional do PSB, realizado dias 30 e 31 de agosto de 2019 em Brasília, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, explica as razões que levaram o partido a realizar uma autorreforma, as etapas da reestruturação partidária e os temas que estarão no novo programa.
Siqueira explica que o ponto de partida será a Conferência Nacional do PSB, entre os dias 27 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro (DF). Durante o evento, lideranças partidárias e a militância se debruçarão na análise de um documento que, depois de aprovado, será submetido ao debate dentro e fora do partido.
“O objetivo é realizar grandes debates em todas as instâncias partidárias para enriquecer, com ideias e propostas, o texto discutido durante a conferência. É fundamental que todos os filiados ao partido ou qualquer simpatizante tenha a oportunidade de contribuir, de avaliar e dar sugestões. Não queremos um documento feito pelas cúpulas partidárias. A proposta é que ele seja discutido nos municípios, estados e nas seções estaduais.”
Carlos Siqueira
O documento também estará disponível para consulta pública, acessível a todos os cidadãos, independente de filiação partidária. Será lançado ainda um site sobre a autorreforma onde os interessados poderão contribuir com observações, sugestões e propostas.