Na pesquisa presencial Genial/ Quaest, divulgada nesta quinta-feira (14), o deputado federal Alessandro Molon (PSB) aparece como segundo colocado na disputa ao Senado Federal e é o mais bem colocado candidato da esquerda.
Ele tem 11% das intenções de voto e está atrás apenas do senador Romário Faria (PL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), e soma 32% das intenções de voto. A pesquisa já não considera o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), que irá tentar uma vaga a Câmara dos Deputados.
Já na pesquisa do Instituto Gerp, divulgada na quarta (13), que ainda considera o nome de Crivella, Molon soma 15% das intenções de voto e Romário aparece com 25%.
Leia também: Lula lidera disputa no Rio, mostra Quaest
Esta última pesquisa é relativa ao mês de julho e mostra Molon como o único nome da esquerda com chances reais de entrar na disputa para derrotar o bolsonarismo.
O candidato do PT, André Ceciliano aparece com apenas 4% das intenções de voto. Já na Genial/Quaest, o petista tem 5%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu presencialmente 1.200 eleitores no Rio de Janeiro entre 8 e 11 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro ficou em 2,8 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-05160/2022.
Já o levantamento do Insittuto Gerp foi realizado justamente na semana em que o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) estiveram no Rio para um ato na Cinelândia.
Na ocasião Ceciliano posou ao lado de Lula, Alckmin e do pré-candidato ao governo, Marcelo Freixo (PSB). Ainda assim, aparece em sexto lugar na pesquisa. Atrás de Clarissa Garotinho (União Brasil) e Cabo Daciolo (PDT).
A pesquisa do Gerp ouviu 1.500 eleitores entre os dias 6 e 13 de julho e foi registrada no TSE sob o protocolo RJ-08780/2022. A margem de erro é de 2,58% para mais ou menos, com um intervalo de confiança de 95,55%