
Como é possível garantir um modelo de justiça integrador, responsivo e que dê suporte aos direitos em momentos de crise político-institucional e/ou de redução de direitos conquistados? Essa é a pergunta que norteia o “Colóquio Deborah Duprat: por um modelo de justiça integrador”, organizado pelo Fórum Justiça em parceria com a plataforma Justa – vinculada ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) -, a Ong Artigo 19 e o Coletiva Mulheres Defensoras Públicas do Brasil.
A primeira sessão do colóquio acontece nesta quarta-feira (16), às 19h, em transmissão ao vivo pelo canal do Fórum Justiça no YouTube, e debaterá a “Política Judicial e democratização do Sistema de Justiça”.
A trajetória profissional da ex-procuradora da República Deborah Duprat, marcada pela luta, promoção e defesa dos direitos humanos, será homenageada no evento. Duprat está com participação confirmada nos cinco painéis.
Leia também: Festival Entretodos de filmes debate Direitos Humanos
O evento pretende estabelecer bases comuns para futuras estratégias de pesquisa e incidência no sistema de justiça, além de fortalecer toda rede de ativistas, organizações, atores do sistema de justiça e da pesquisa em defesa de políticas judiciais democráticas, que defendam os direitos humanos.
As transmissões acontecerão sempre às quartas-feiras, a partir das 19h. Clique aqui para participar das atividades.
Confira as sessões do colóquio:
- 16/09 – Política Judicial e democratização do Sistema de Justiça
- 23/09 – Interseccionalidade, raça e gênero no Sistema de Justiça
- 30/09 – Necropolítica, encarceramento e o Sistema de Justiça
- 7/10 – Liberdade de manifestação e de opinião no Sistema de Justiça
- 14/10 – Terra, territórios, povos indígenas e o Sistema de justiça
Com informações do Geledés