O Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) completa 111 anos nesta terça-feira (14) e celebra a data com 111 depoimentos em vídeos de artistas, várias expressões culturais do país e de funcionários, como o da camareira mais antiga, Leila Lopes, há 23 anos no teatro. A programação virtual pensada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (SECEC) para o aniversário do teatro ocorre ao longo desta terça, com encerramento às 18h através de live pelo Instagram do TMRJ.
Diversas personalidades gravaram depoimentos sobre o TMRJ. Entre eles, estão: Gilberto Gil, Glória Pires, o maestro Isaac Karabitchevsky, Tatiana Leskova, Fafá de Belém, Haroldo Costa, Vera Fischer, Totia Meireles, Renata Sorrah, Marcelo Antony, Ary Coslov, João Donato, Toni Garrido, Lenine
Além de depoimentos históricos, haverá uma edição especial com gravações de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Municipal do Rio, em 1910.
As homenagens gravadas estão disponibilizadas no site do TMRJ.
A programação comemorativa inclui ainda o lançamento de vídeos produzidos especialmente para o aniversário. Um deles é o “À Margem”, uma produção dos bailarinos do Corpo de Baile do TMRJ, com seis episódios que serão exibidos na íntegra como parte da comemoração aos 111 anos. Inspirada no ballet O Lago dos Cisnes, a série é dirigida pela coreógrafa Patrícia Miranda.
O Municipal ainda preparou um quiz educativo que será lançado gratuitamente, pelas redes sociais. O quiz consiste em mostrar a imagem de um camafeu com grandes figuras do mundo das artes, entre os quais escritores, dramaturgos e compositores, e ver se a criança descobre quem é.