
Em oposição ao “dia D” contra a Covid-19, organizado pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido) para ocorrer neste sábado (3), o Instituto Questão de Ciência (IQC) programou para a mesma data o “Dia C”. O evento, que reúne pesquisadores de saúde e ex-ministros da Saúde, tem como objetivo levar conhecimento científico sobre o vírus.
O Ministério da Saúde inicialmente pretendia divulgar vídeos falando sobre remédios sem comprovação científica, como a cloroquina e a ivermectina. Após repercussão negativa, porém, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vetou a divulgação de medicamentos e orientou que o foco deve ser o “atendimento e conduta precoce” contra a doença.
Por isso, o “Dia C de Conscientização da Covid” surgiu pela preocupação quanto à divulgação governamental com informações científicas incorretas. A programação do Dia contará com especialistas e comunicadores de ciência e saúde em diversas apresentações de 30 minutos cada. Todas as discussões ocorrerão online e serão transmitidas pelo canal do Youtube do IQC.
O início do evento, às 14h30, terá um debate entre Natalia Pasternak, presidente do instituto, e Mariana Varella, jornalista de saúde e editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Também foram convidados os ex-ministros Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta, que deixaram o governo após discordâncias com Bolsonaro quanto a medidas de isolamento social e uso da cloroquina.
Com informações da Folha de S. Paulo