Conhecer processos de gerenciamento de uma filmagem é a proposta do ‘Organizando um filme: curso de Assistência de Direção’. A formação oferece vagas gratuitas às primeiras pessoas trans, negras ou indígenas autodeclaradas que fizerem a inscrição até sexta-feira (31).
“A assistência de direção é uma das funções mais importantes na equipe de um filme. É o profissional responsável por identificar as demandas de cada roteiro, organizar e coordenar a filmagem de uma obra em conjunto com todos os departamentos”, destaca os organizadores.
As aulas são voltadas a estudantes, profissionais que queiram se especializar no desenvolvimento de produções audiovisuais para filmagens. O curso, comandado por Anny Stone e Pethrus Tibúrcio, será realizado entre os dias 10 e 15 de agosto por meio de encontros virtuais.
Ainda segundo os organizadores, o curso oferece subsídios suficientes para entender desde o desenvolvimento de um roteiro à pós-produção e também os processos que envolvem as filmagens.
Curso
As aulas vão abordar as atividades específicas da assistência de direção, passando por decupagem de roteiro, elaboração de análise técnica. Na abordagem mais gerencial e estratégica, o curso vai ensinar a criar plano de filmagem, definir ordem do dia, atividades com o elenco, gerenciamento de crises e orientação da equipe.
Stone e Tibúrcio acumulam 10 anos na função audiovisual em Pernambuco. Ambos têm atuação expressiva em equipes de curtas e longas-metragens documentais, além de séries e videoclipes.
A primeira etapa das vagas, que vai até sexta, terá taxa de R$ 70. Após o prazo, os inscritos pagam R$ 90. Os interessados devem acessar o site www.organizandoumfilme.com para saber mais detalhes.