O deputado federal Danilo Cabral (PSB) teve seu nome homologado pela convenção estadual como candidato ao governo de Pernambuco, nesta sexta-feira (5), no Recife.
Em seu discurso, agradeceu ao atual governador, Paulo Câmara (PSB) e se comprometeu a dar continuidade aos governos socialistas e lembrou do apoio dado pela Frente Popular de Pernambuco à sua candidatura.
Leia também: Lula enfatiza que candidato oficial em Pernambuco é Danilo Cabral
“Esse projeto que está melhorando Pernambuco há 16 anos não pode ser interrompido, precisamos de pessoas com experiência, e é por isso que estou aqui”, disse.
Cabral destacou o legado do PSB em Pernambuco. “A caminhada que o PSB fez não começou aqui e não termina aqui, temos uma história a representar, falamos da história da Frente Popular de Pernambuco, de Eduardo Campos, de Miguel Arraes, só que mais do que ganhar eleições, precisamos transformar a vida das pessoas.”
A convenção também oficializou Luciana Santos (PCdoB) como vice-governadora e Teresa Leitão (PT) para o Senado e contou com a presença do presidente estadual da sigla Sileno Guedes e de representantes de partidos aliados.
“Tenho orgulho de ser filho do agreste. Dizem que um bom político precisa conhecer o interior, eu cresci no interior, com o olhar do interior. Eduardo (Campos) me confiou a secretaria que dava mais valor, a que tinha central importância no desenvolvimento do Estado, a de Educação, e é assim que continuaremos a transformar a vida da população, dando atenção à educação”, explicou.
Redução da violência e enfrentamento da pandemia
Em seu discurso, Paulo Câmara citou a importância de dar continuidade ao trabalho realizado por seus governos nos últimos oito anos. “Governo que levou energia aos mais pobres, levou água para todos os cantos do Estado e trabalha para que o agricultor familiar tenha condição de fazer seu sustento.”
“A Frente Popular, mais uma vez, não vai faltar ao povo de Pernambuco, nós que temos trabalhado tanto nos últimos anos, trabalhado tanto em favor do nosso povo, sabemos que irão querer desqualificar nosso trabalho, mas a verdade prevalece”, afirmou.
Leia também: Molon: ‘Nunca houve um acordo com o PT sobre o Senado no Rio’
Entre as ações da gestão do PSB, o governador citou a redução pela metade da violência, a construção de hospitais e UPAs, e o enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Nós fomos o 2º Estado com menos mortes pelo vírus no país”, lembrou.
O legado de Eduardo Campos
O prefeito de Recife, João Campos lembrou a oportunidade de acompanhar seu pai, Eduardo Campos, desde a infância, e com isso aprendeu que “para estar na política é necessário entender que se trabalha todo dia, sábado, domingo, feriado e dia santo”.
“Na política, o que tem de mais fácil é falar, do falar pro fazer há uma distância imensa, quando chega a hora de fazer, não tem muita gente boa de serviço não. Eu conheço a história de Danilo, ele não precisa dizer que vai fazer, é só observar o que ele fez ao longo da vida, foi o melhor secretário de Educação de Pernambuco”, afirmou.
João destacou o fato de o Estado estar em 21° no ranking nacional da educação, em 2007, e Danilo, como secretário de Educação, levar Pernambuco para a melhor colocação do país. Ao longo de todas as edições posteriores, o avanço da avaliação foi de quase 67%, o maior em relação às demais federações.
Em 2022, o acesso ao ensino médio em tempo integral no Estado foi universalizado.
“Trabalhou por Recife como vereador, é um filho do agreste, nascido em Surubim e vai fazer por Recife mais do que qualquer outro”, finalizou.
Programa de Governo colaborativo
O plano de governo de Danilo Cabral está sendo construído com a contribuição da sociedade, por meio da plataforma colaborativa Vamos Juntos Pernambuco. Além da ferramenta digital, a população poderá fazer propostas em encontros presenciais que já começaram e ocorrerão em todas as regiões do Estado.
O plano de governo terá quatro eixos centrais: Pernambuco da cidadania, dos direitos e da inclusão; Pernambuco das oportunidades, do empreendedorismo, emprego e renda; Pernambuco do desenvolvimento sustentável, da inovação e da economia do conhecimento; e Pernambuco do governo democrático, digital e integrado – excelência dos serviços ao cidadão.
As propostas podem ser apresentadas pelo site www.danilocabralpe.com.br.