Artistas têm feito campanha nas redes sociais para incentivar jovens a tirarem o título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o engajamento dos adolescentes de 16 e 17 anos é o menor já registrado desde o início desse tipo de acompanhamento – 10% dos menores de idade aptos a votar.
Como o voto para menores 18 anos é facultativo, muitos adolescentes não tiraram o título. O prazo limite para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor é até o dia 4 de maio.
Leia também: Fake news e falta de informação afastam jovens da política
O movimento é encabeçado pela cantora Anitta, maior artista do mundo no momento. Em seu perfil no Twitter, fez campanha para que os jovens tirassem o título e brincou que, a partir de agora, só tira fotos com fãs, maiores de 16 anos, que tiverem título de eleitor.
Uma postagem da cantora foi republicada por Mark Ruffalo, ator estadunidense.
A ex-BBB Juliette, na mesma rede social, ressaltou que “o voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa”.
A cantora Luísa Sonza incentivou os jovens nos stories do Instagram e, no Twitter, compartilhou tutoriais para tirar o título de eleitor e memes.
Já o cantor Zeca Pagodinho gravou um vídeo para a campanha e destacou que “a democracia agradece”.
Família Bolsonaro na contramão da democracia
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ironizou a campanha para estimular jovens a tirarem o documento em seu perfil na rede. Flavio Bolsonaro disse no Twitter que sabe da importância do título de eleitor, mas que “o jovem não é bobo e sabe muito bem do currículo do ex-presidiário”, fazendo alusão ao ex-presidente Lula.
Campanha consegue quase 100 mil novos títulos de eleitor
De acordo com o TSE, o engajamento de jovens de 16 e 17 anos é o mais baixo já registrado. Até o fim de janeiro, 731 mil cidadãos dessa faixa etária, para a qual o voto é facultativo, tinham se cadastrado como eleitores. Depois de o TSE promover a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março de 2022, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos. Ao todo, foram 4.387 mil títulos oferecidos a jovens de 15 anos (que completam 16 anos até dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições); 22.934 mil títulos para adolescentes com 16 anos; 33.582 mil títulos para pessoas com 17 anos; e 35.522 mil títulos para cidadãos com 18 anos.
O TSE fez um tuitaço para incentivar os jovens a fazerem o título de eleitor. Várias celebridades se engajaram para difundir a mensagem do alistamento eleitoral entre os jovens – entre elas, os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, Bruna Linzmeyer e Larissa Manoela, além da jornalista Miriam Leitão e do grupo de reggae Natiruts.