
Um Projeto de Lei apresentado no último dia 20 de abril, na Câmara dos Deputados, prevê a suspensão da cobrança de financiamentos relacionados a prestações de veículos usados por profissionais autônomos do transporte de cargas e de pessoas durante o período de calamidade pública causada pelo coronavírus.
De autoria do deputado federal Aliel Machado (PSB-PR), o PL 2.057/2020 usa como principal argumento a crise econômica enfrentada pelo país e o impacto sobre a renda de motoristas de transporte escolar, motoristas de aplicativo e caminhoneiros autônomos.
“Essa medida visa a proteção do emprego. Essas pessoas pagam o financiamento com o trabalho. Mas se não estão trabalhando, como vão pagar? Estamos propondo que, enquanto durar a pandemia, seja suspenso a parcela do financiamento desses transportadores. É uma suspensão, não uma anistia”, explicou o congressista.
Com a proposição, o parlamentar esperar aliviar a situação financeira das camadas da população que terão suas rendas afetadas abruptamente pelas medidas de isolamento, sobretudo diante da impossibilidade de funcionamento de empresas e de circulação de pessoas, decretadas por governos de estados e prefeitos municipais para reduzir a disseminação do novo coronavírus.