A organização ELAS lançou a edição 2020 do edital “Mulheres em Movimento“, que apoiará institucionalmente 30 grupos e organizações lideradas por mulheres e pessoas trans de todo o país, com até R$ 50 mil para cada. O apoio totaliza R$ 1.500.000 de reais em doações diretas.
As propostas podem ser enviadas até o dia 20 de agosto, em formulário a ser preenchido online. Todas as informações estão disponíveis aqui.
Poderão participar da chamada grupos formais e informais, redes ou organizações que se dediquem à promoção e defesa dos direitos humanos e da democracia, e que tenham pelo menos um ano de atuação.
“Neste ano tão desafiador, em que a pandemia de Covid-19 escancarou as desigualdades sociais, de raça e de gênero que estruturam nossa sociedade, o ELAS reafirma sua missão e o apoio às mulheres”, diz o edital.
A iniciativa ressalta que mulheres estão entre os segmentos mais afetados pelas crises sociais, sobretudo no momento de pandemia da Covid-19.
De acordo com a ELA, o segmento é maioria no trabalho informal e também entre os trabalhadores da saúde, da assistência social e domésticos. Também são as principais responsáveis pelos cuidados com crianças e idosos. Nessas condições, elas estão ainda mais sujeitas aos diversos tipos de violência doméstica no isolamento social.
“O contexto vulnerabiliza particularmente mulheres negras, indígenas e LGBTQIA+. São elas também que mais estão mobilizadas de Norte a Sul do Brasil para proteger suas comunidades e territórios”, destaca a ELA.
O edital Mulheres em Movimento 2020 é uma realização do ELAS em parceria com Fundação Ford, MAC Aids Fund, MADRE, OAK Foundation, British Council, ONU Mulheres, doadoras individuais e outros parceiros.