Durante seis dias a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC 2020 Digital) conectou 35 países e 18 estados brasileiros, além de capacitar e promover rodadas de negócios entre 185 expositores.
Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Paraíba, a feira, que também contou com apresentações de 99 empreendedores e 44 interações para contatos futuros, teve saldo positivo na avaliação dos organizadores, conta o portal Paraíba Total.
“O Sebrae mostrou essa possibilidade e aguçou o interesse dos empreendedores com muita capacitação e informação. Essa feira foi um grande exercício que mostrou o quanto somos capazes de nos regenerar e readequar às nossas realidades. Conseguimos, em um só espaço, unir o útil ao agradável, ou seja, aprendizado e vendas. Foi uma verdadeira superação”, frisou a gestora de turismo e economia criativa da entidade, Regina Amorim.
Com formato 100% digital por conta das medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus, o evento promoveu 22 palestras técnicas, 22 palestras de casos de sucesso, 30 lives, 2 mesas redondas, além de lançamentos de livros, desfiles e workshops.
O destaque da feira, segundo o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, ficou para a proposta colaborativa do encontro, que agregou diversos conteúdos voltados para o setor da economia criativa à novas formas de trocas.
“Os pilares da feira são a criatividade e a colaboração e percebemos nestes dias de programação que ela manteve a essência do conceito de economia colaborativa. Ser colaborativo é ser participativo e todos tiveram um espaço muito importante para garantir o sucesso do evento. Muitos países acessaram, o que prova que a feira alcançou uma grande dimensão. Evolução é isso”, afirmou.
A feira ocorreu de 4 a 10 de maio e teve cerca de 131.698 acessos. Dentre os acessos internacionais registrados na plataforma do evento, estão os seguintes países: Estados Unidos, Portugal, Itália, Reino Unido, Colômbia, México, Argentina, Chile, Espanha, França, Canadá, Guatemala, Emirados Árabes, Irã e Turquia.
Expositores aprovaram
Expositores de vários estados brasileiros encontraram no evento uma oportunidade para reanimar os negócios em tempos de baixa nas atividades econômicas pela pandemia. A designer de colares de cerâmica da loja Maria Caraguatá, de Campo Grande-MS, estava lá e elogiou os aprendizados oferecidos.
”A FINCC foi muito importante para mim, porque permitiu que a marca entrasse no comércio digital, que é o futuro. E todas as informações e aprendizados que eu colhi nos cursos e palestras, foram muito importantes na jornada da loja e de tudo que ainda temos pela frente”, relatou.
Similarmente, Virgulino de Campina, que trabalha com a Economia Criativa associada ao Turismo, em Campina Grande-PB, contou que a FINCC serviu para impulsionar os negócios e ressignificar as empresas .
“A Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos trouxe para mim uma grande mensagem, precisamos nos reinventar, reinventar os nossos negócios, a maneira de trabalhar, entrar nas redes sociais e crescer nelas”, disse.
Com informações de Paraíba Total e PB News.