A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe neste sábado (27), no Rio de Janeiro (RJ), mais duas remessas de insumo farmacêutico ativo (IFA) suficientes para produzir 12 milhões de doses de vacina Oxford/AstraZeneca, usada na imunização da Covid-19. A previsão é de que o produto, procedente da China, chegue ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão) às 18h deste sábado.
Na última quinta-feira (25), a Fiocruz já havia recebido uma remessa para produzir 6 milhões de doses. Na próxima semana, está prevista a chegada de uma nova carga suficiente para fabricar 5 milhões de vacinas.Cada lote de IFA terá, em média, 230 litros. Os quatro lotes de insumos cobrem as entregas a serem enviadas ao Ministério da Saúde em abril e parte das doses a serem disponibilizadas em maio.
Leia também: Covid-19: 9 em cada 10 intubados morrem no Brasil
As 23 milhões de doses serão produzidas pela própria Fiocruz e, uma vez prontas, serão entregues ao Ministério da Saúde, entre abril e maio.
Fiocruz já entregou quase 2 milhões de doses
Nesta sexta-feira (26), a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), entregou mais um carregamento de vacinas Covid-19 ao Ministério da Saúde.
As vacinas serão disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) 728 mil doses que, somadas ao quantitativo entregue na semana passada, totalizam cerca de 1,8 milhão de doses já entregues este mês.
A partir da próxima quarta-feira (31) estão previstas novas entregas, que irão completar os 3,9 milhões de vacinas previstas até o fim da próxima semana.
Com informações da Fiocruz e Agência Brasil