Em Curitiba, a doação de máscaras de pano com sorrisos estampados tem facilitado o acesso ao item, estimulado o seu uso e promovido leveza em tempos de isolamento social. A campanha “Contagiando Sorrisos” atua em lugares mais afetados pelo novo coronavírus, como comunidades carentes e hospitais.
A iniciativa, liderada pela agência curitibana Remix Promo Criativa, ocorre em diferentes regiões do Brasil e aposta que “Contra os efeitos da pandemia, sorrir é um grande remédio”.
Segundo o Terra, até o momento, foram entregues três mil máscaras para 19 instituições do Ceará, Brasília, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
O conselho tutelar da Comunidade Vidigal, no Rio, e a Funai de Curitiba, que distribuiu o material para indígenas das aldeias Araçaí e Tupã Nhe’é-Deuses, estão entre as entidades beneficiadas.
O produtor e idealizador da campanha, Conrado da Luz, destaca o aspceto humanizador das máscaras customizadas que, segundo ele, resgatam a expressão facial ofuscada pelo uso dos itens de proteção.
“Quando usamos as convencionais, não dá para ver um sorrisão. É sempre olho no olho. Então nosso objetivo é que mesmo que a pessoa esteja séria, brava ou preocupada, continue passando uma energia boa num momento tão difícil”, reflete ele, que completa: “Máscaras remetem a pessoas doentes, trazem uma sensação negativa. Quando colocamos algo positivo nelas, ressignificamos o contato interpessoal”.
Sucesso confirmado
O sucesso do projeto é confirmado pela produtora de teatro Nana Martins, moradora do Vidigal.
“A aceitação do projeto aqui no Vidigal está sendo incrível, muita gente está vindo buscar”, diz ela que é responsável pela distribuição. “A criançada e os adultos estão adorando ter um sorriso estampado no rosto em vez de ficar com aquela aparência que lembra doença”, completa.
Os valores do material nem sempre são acessíveis à população de baixa renda. Por isso, em breve, serão enviadas outras duas mil máscaras para entidades de todo o Brasil. E desse total, 700 vão para catadores de materiais recicláveis cadastrados na ONG Pimp My Carroça, sediada em São Paulo.
Estampas assinadas por artistas
As estampas personalizadas das máscaras são assinadas por cerca de 17 artistas, entre eles estão renomados como Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, e a cartunista Laerte Coutinho, aclamada pelas tirinhas de crítica política e social.
“Fazer do uso desse item uma brincadeira ajuda as pessoas a passarem pelo momento difícil. A literatura, o desenho e o humor engajam em diferentes níveis, desde posicionamentos contra o governo até o exercício do senso lúdico”, analisa Laerte.
Conrado comenta que a diversidade de profissionais visa impulsionar a economia criativa e dar visibilidade a artistas que não estão nos holofotes. O objetivo é doar 100 mil máscaras e convidar cerca de 500 profissionais (desenhistas, pintores, designers e outros) de diversas regiões, culturas e estilos para customizá-las.
Conheça o Instagram do projeto.
Com informações do Terra.