O candidato do PSB ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, aparece tecnicamente empatado com o atual governador Cláudio Castro (PL), de acordo com a pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (15).
Castro, que é o candidato do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com 21% das intenções de voto, enquanto Freixo, que tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), soma 17%.
Leia também: No PSB, 49,9% das candidaturas são de pessoas negras
Com a margem de erro que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos ficam tecnicamente empatados.
O candidato do PDT, Rodrigo Neves, vem em terceiro lugar com 5% das intenções de voto. Wilson Witzel (PMB) tem 4%, no entanto ele está inelegível e tenta na Justiça permanecer no pleito.
Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP) somam 3 pontos cada. Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo), estão com um ponto cada e o candidato do PCO, Luiz Eugênio, não pontuou.
Votos brancos e nulos somaram 29%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam somam 10% do eleitorado fluminense.
A pesquisa ouviu presencialmente 1.200 pessoas entre os dias 09 e 15 de agosto e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ-08527/2022
Cláudio Castro é ruim ou péssimo para 26% dos eleitores
O Ipec perguntou, ainda, aos entrevistados sobre a gestão do atual governador e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), apoiado por Jair Bolsonaro. Para 26% dos entrevistados o atual governador é ruim ou péssimo; outros 40% avaliaram a gestão como regular; 40% consideram ótima ou boa e 12% não souberam avaliar.
Quanto aos recortes da pesquisa, entre os eleitores com ensino superior, Marcelo Freixo (PSB) tem 28% entre eleitores com ensino superior. A preferência pelo socialista cresce na mesma proporção em que aumenta o nível de escolaridade do eleitor