O leilão da tecnologia 5G no Brasil está previsto para ocorrer no mês de julho. A informação é do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra. A expectativa é que um ano depois do leilão, todas as capitais brasileiras tenham a tecnologia 5G. Até 2029, a previsão é que todas as cidades brasileiras com mais de 30 mil habitantes sejam contempladas.
Coimbra participou de A Voz do Brasil nesta quarta-feira (5) e informou que o edital do leilão está sendo analisado peo Tribunal de Contas da União (TCU) antes de ser lançado. Após a realização do leilão terá início a fase de implantação da infraestrutura da tecnolia.
A expectativa de Coimbra é de que, em meados deste ano, provavelmente no mês de julho, o leilão efetivamente ocorra e, a partir dele, a implantação da estrutura se inicie.
O edital não arrecadatório pretende converter a maior parte dos recursos advindos do leilão em investimentos que irão contribuir para o cumprimento das metas de desenvolvimento da secretaria. Todo valor acima do preço mínimo será revertido para as 2,3 mil localidades que ainda não possuem 4G habilitado, para as rodoviárias federais e povoados rurais.
Leia também: Internet 5G será uma revolução tecnológica abrangente
Transformação digital acelerada
O 5G traz uma enorme diferença qualitativa em termos de aplicação e formas de uso em relação à 4G. A implementação da nova tecnologia tornou-se primordial devido às mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19 para o Brasil, em especial para as empresas brasileiras, que foram forçadas a se posicionar na internet e utilizar aplicações digitais.
A transição para o 5G não será percebida apenas pelas taxas de download ou upload de conteúdo. Diferentemente do que ocorreu na transição do 3G para o 4G, a chegada da 5G irá alavancar e possibilitar várias novas tecnologias, modificando em termos práticos muitas dinâmicas de trabalho. A tecnologia possibilitará avanços intensos na área da medicina, transporte e comunicação, entre muitas outras.
Segundo o secretário, a tecnologia irá permitir que essa revolução econômica de transformação digital se some a uma série de aplicações industriais “permitindo que o Brasil cresça cada vez mais com uma produtividade do trabalho cada vez maior”.
Socialista que facilitar 5G no Brasil
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei nº 8518/17, de autoria do deputado Odorico Monteiro (PSB-CE). A matéria regulariza o licenciamento temporário para a instalação de infraestruturas de telecomunicações em áreas urbanas. O objetivo é viabilizar uma nova estrutura capaz de responder à nova demanda por serviços digitais.
Para o parlamentar socialista, a proposta viabilizará a velocidade que o país precisa para implementar a Internet das Coisas – uso de objetos cotidianos com acesso à rede mundial de computadores.
A Organização Mundial de Saúde afirma que a saúde digital deverá incluir um bilhão de pessoas e, sem dúvida, a internet das coisas vai propiciar um conjunto de intervenções urbanas, garantindo as cidades inteligentes.”
Odorico Monteiro
De acordo com o PL, o órgão competente concederá autorização temporária para a detentora realizar a instalação da infraestrutura de telecomunicações. Caso a empresa que realiza a instalação faça algo em desconformidade com a lei do município ou estado, será revogada a autorização.
Com informações de Agência Brasil e PSB Nacional