O vice-presidente da República, o General Hamilton Mourão, testou positivo para a Covid-19. A informação foi revelada na noite deste domingo (27), em nota da assessoria de comunicação da Vice-Presidência.
De acordo com a assessoria, Mourão ficará em isolamento na residência oficial do vice-presidente, o Palácio do Jaburu. A nota, no entanto, não traz informações sobre o atual estado de saúde de Mourão.
Covid-19 cresce no 1º escalão
O diagnóstico de Mourão amplia ainda mais o número de autoridades brasileiras do primeiro escalão que já tiveram a doença.
No Executivo, o presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado em julho. Além dele e de Mourão, ao menos 13 dos 23 ministros foram infectados pelo coronavírus, entre eles Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Eduardo Pazuello (Saúde) e Onyx Lorenzoni (Cidadania).
Nenhum deles desenvolveu uma forma grave da doença, que neste ano matou mais de 190 mil pessoas e infectou quase 7,5 milhões no Brasil.
A doença se espalhou também por outros poderes. No Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, teve a doença em setembro. A infecção foi associada à sua posse como presidente da Corte, já que outras dez autoridades tiveram Covid-19 depois de comparecerem ao evento, como as ministras Cármen Lúcia (Super Tribunal Federal) e Maria Cristina Peduzzi (presidente do Tribunal Superior do Trabalho).
No Legislativo, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que também compareceu à posse de Fux, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, também receberam diagnóstico positivo. Quase nenhum dos citados acima chegou a ser hospitalizado, exceto Pazuello, ministro da Saúde.
Com informações do Yahoo e Revista Época