O Movimento Popular Socialista (MPS) do Paraná, divulgou nesta sexta-feira (5), nota de repúdio ao posicionamento e voto do vereador Hernani Silva (PSB), que se manifestou favorável à cassação do vereador Renato Freitas (PT) por suposta quebra de decoro parlamentar.
A nota direcionada aos diretórios executivos do PSB Nacional, Estadual e Municipal trata da situação de Freitas que teve seu mandato cassado após manifestar-se pacificamente na Igreja Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos, em fevereiro deste ano.
Leia também: Índice Legisla Brasil: deputados do PSB estão entre os mais bem avaliados no Congresso Nacional
Na ocasião, Renato criticou e denunciou o racismo institucional e os assassinatos do congolês Moïse Kabagambe e Durval Teófilo Filho.
“Reconhecido como grande militante socialista e representante da classe operária Curitibana, o vereador Renato Freitas é considerado um dos grandes expoentes do cenário atual, sempre defendendo a democracia, a justiça e o respeito às minorias, tendo como principal bandeira a luta incansável pela dignidade e direitos dos povos pobres e pretos”, defende a nota.
Hernani Silva votou favoravelmente à cassação mesmo após manifestação do Arcebispo Dom Peruzo e do Padre Luiz Hass de que o protesto do vereador socialista não causou prejuízos e nem interrompeu a missa, na ocasião.
Os sacerdotes defenderam ainda que Renato Freitas não desrespeitou o espaço sagrado. Diante disso, o MPS classificou o voto de Hernani Silva como um “ato covarde e antidemocrático” e propôs a expulsão de Hernani Silva do PSB. Com a cassação, Renato perdeu os direitos políticos por 10 anos.
Entenda o caso:
O vereador Renato Freitas (PT) foi acusado de invadir a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em fevereiro durante protestos de repúdio ao assassinato do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho.
No dia 22 de junho, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram o projeto de resolução que determinou a perda de mandato de Freitas por “procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.
No dia 5 de julho, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu a sessão da CMC que cassou o mandato do vereador, porém um mês depois, em 5 de agosto, Renato perdeu novamente o mandato por 23 votos favoráveis.
Confira a íntegra da nota:
O Movimento Popular Socialista do Paraná – MPS/PR, vem a público, frente aos diretórios executivos do PSB Nacional, Estadual do Paraná e Municipal de Curitiba, criticar diretamente o posicionamento e voto do vereador psbista Hernani da Silva, o qual se manifestou favoravelmente à cassação do vereador Renato Freitas por suposta quebra de decoro parlamentar.
A despeito de acusações infundadas e mentirosas, o vereador teve seu mandato cassado, após manifestar-se pacificamente e de forma ordeira na Igreja Nossa Senhora dos Rosários do Pretos, em fevereiro deste ano. Na ocasião, Renato, em ato de extrema coragem e bravura na defesa dos direitos humanos, criticou, denunciou e expôs o racismo institucional, assim como os gravíssimos assassinatos do congolês Moïse Kabagambe e Durval Teófilo Filho.
Reconhecido como grande militante socialista e representante da classe operária Curitibana, o vereador Renato Freitas é considerado um dos grandes expoentes do cenário atual, sempre defendendo a democracia, a justiça e o respeito às minorias, tendo como principal bandeira a luta incansável pela dignidade e direitos dos povos pobres e pretos.
Mesmo após manifestação do Arcebiso Dom Peruzzo e do Padre Luiz Haas, ambos contrários à cassação do vereador Renato Freitas, restou-se claro que na ocasião do evento originador de todo esse processo não houve registros de interrupção da missa, invasão do espaço e tão pouco desrespeito ao local sagrado.
Ainda assim, a maioria da Câmara, em ato covarde e antidemocrático, optou pela cassação do mandato e dos direitos políticos de Renato Freitas por 10 anos.Diante do exposto, este MPS, que representa a vanguarda revolucionária socialista do Paraná, expões seu completo repúdio à esta vexatória cassação e exige, imediatamente, a expulsão do vereador Hernani da Silva do Partido Socialista Brasileiro.
MOVIMENTO POPULAR SOCIALISTA
05/08/2022