O intelectual reconhecido internacionalmente Noam Chomsky celebrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da operação Lava Jato. A decisão foi tomada pelo ministro da Suprema Corte Edson Fachin no dia 8 de março e anulou as condenações do petista na Justiça Federal do Paraná.
Leia também: “Fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história’, diz Lula
De acordo com nota da coluna da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o linguista e filósofo estadunidense enviou mensagem ao líder petista nesta terça-feira (16). Na carta, afirma que ele e a mulher, Valéria, estão “encantados” com o fato de o STF ter reconhecido que o julgamento foi “uma fraude total”.
“Finalmente, há uma esperança real de um fim à tortura que o Brasil tem sofrido nos últimos anos”.
Noam e Valéria Chomsky em carta a Lula
Lula celebra a carta de Chomsky
A equipe de Lula divulgou a notícia pelas redes sociais e destacou que o intelectual estadunidense celebrou as anulações dos processos contra o ex-presidente.
Em setembro de 2018, Chomsky visitou Lula na prisão, em Curitiba. “É encorajador encontrá-lo e passar um tempo com ele, que por direito deveria ser o presidente do Brasil. Lula é uma das figuras mais significativas do século 21”, disse Chomsky após a visita.
Com informações do Brasil 247