No aniversário de 95 anos de Ariano Suassuna, um dos maiores escritores da história brasileira, o município de Paraty, no Rio de Janeiro, abriu na quinta-feira (16), as comemorações do evento ‘Ariano Suassuna – Dos 95 aos 100 anos, cinco faces de um brasileiro legítimo’, realizado pela Fundação João Mangabeira (FJM) presidida pelo ex-governador de São Paulo, Márcio França.
O evento contará com a presença do neto do escritor, João Suassuna, que é curador do evento, do presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, dos deputados federais Marcelo Freixo (PSB-RJ), Tabata Amaral (PSB-SP), do prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), e do desembargador do estado de São Paulo Guilherme da Costa Wagner Junior, que participará da Leitura dramática da cena “O julgamento de João Grilo”, do julgamento de João Grilo, um dos pontos altos da celebração, que acontecerá na sexta-feira na Casa de Cultura de Paraty.
A iniciativa do presidente da FJM, Márcio França, traz uma série de celebrações de 2022 até 2027, ano em que Suassuna completaria 100 anos. Dessa forma, a cada ano, uma cidade histórica será contemplada com um grande evento em comemoração ao escritor.
A abertura das festividades em homenagem ao falecido presidente de honra do PSB começou com a exposição “Museu Ariano Suassuna – Sonho e Esperança”, que contou com obras de arte, objetos e itens pessoais de Suassuna, no mezanino do Cinema da Praça. No domingo (19), dia do encerramento do evento, será possível visitar o museu novamente, das 12h às 16h.
Leia também: Riso e crítica social: 94 anos de nascimento de Ariano Suassuna
Ao todo, o museu conta com 150 itens, desde obras, quadros, iluminogravuras, tapetes, esculturas, livros autorais, objetos raros e fotos antigas do Mestre Suassuna. Por meio dos mais variados itens, os visitantes conhecerão: o Ariano das aulas-espetáculo, o Ariano pensador, o palhaço, o artista-plástico, o poeta, o ensaísta, o gestor público, o romancista, e dramaturgo, mas também o Ariano…filho, marido, pai, avô, cidadão e amigo.
Os itens históricos do evento formam um grande acervo cultural brasileiro para as próximas gerações conhecerem a importância de Suassuna, porém, acima de tudo, trazem uma imersão nas diversas facetas do nosso querido escritor.
No dia 18 de junho, a partir das 10h30, na Casa da Cultura, em Paraty (RJ) irá ocorrer o espetáculo ‘Romeu e Julieta’, cordel do dramaturgo encenado pelo ator e produtor executivo, Aramis Trindade. Trata-se de poema de 98 sextilhas, acompanhado pela música Armorial.
No segundo ato, traz uma mini aula-espetáculo, introduzindo ao público informações sobre a origem da história de Romeu e Julieta, as diferenças entre a versão de Shakespeare e a de Suassuna, a literatura de cordel, o movimento Armorial, a heráldica, cultura popular e “causos do mestre” com dinamismo e humor.
A entrada é franca. Confira a programação completa:
17.06 (sexta-feira), das 14h às 18h – Filme
Exibição do filme “O Auto da Compadecida”, versão remasterizada, no Cinema da Praça.
17.06 (sexta-feira) – 17h; 17h45; 18h15; 19h; 19h45; 20h15 – Curtas
Apresentação rotativa de 8esquetes curtas – várias sessões, na Praça Matriz.
17.06 (sexta-feira), às 17h30 – Aula-espetáculo
“Na trilha do mestre” – Aula-espetáculo com João Suassuna e Pedro Salustiano, na Casa da Cultura.
17.06 (sexta-feira), às 19h30 – João Grilo
Leitura dramática da cena “O julgamento de João Grilo”, uma das mais importantes obras de Ariano Suassuna, na Casa da Cultura.
17.06 (sexta-feira), às 21h – Música
Apresentação da banda de forró Maria Aurora, na Praça Matriz.
18.06(sábado), às 10h30,
Encenação do Cordel Romeu e Julieta pelo ator Aramis Trindade, na Casa da Cultura
18.06 (sábado), das 14h às 18h – Filme
Exibição do filme “O Auto da Compadecida”, versão remasterizada, no Cinema da Praça.
18.06 (sábado), às 16h – Conversa
Roda de conversa, na Casa de Cultura.
18.06 (sábado) – 17h; 17h45; 18h15; 19h; 19h45; 20h15 – Curtas
Apresentação rotativa de esquetes curtas – várias sessões, na Praça Matriz.
18.06 (sábado), às 21h – Música
Show com a banda de coco Nega Pisô, na Praça Matriz.
19.06 (domingo), das 12h às 16h – Encerramento do evento
Exposição, com objetos de arte e itens pessoais de Suassuna, no mezanino do Cinema da Praça.
Mais informações em: https://100suassuna.com.br/links/
Com informações da FJM