O PSB do Ceará e os segmentos do partido no estado participaram do 17º Congresso da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), neste final de semana. De maneira histórica, conseguiu a eleição de oito socialistas – sendo 4 mulheres – para a gestão que comandará a entidade nos próximos três anos. O tema deste ano foi Direito à Cidade – Por comida, emprego e moradia, fora Bolsonaro!.
Presente à eleição, o deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE), presidente do PSB estadual, destacou a força da FBFF em Fortaleza.
“É uma honra participar da eleição da Federação de Bairros e favelas de Fortaleza que possui 40 anos de história e luta ao lado do povo fortalezense por habitação e cidadania. A federação é um braço das pautas da população de Fortaleza, pois sempre se mobilizou a partir das associações de moradores espalhadas por todas as cidades”, afirma o deputado federal Denis Bezerra.
Ele lembra que união dos moradores da capital cearense colocou em campo mutirões de limpeza e habitação realizados ainda na década de 1980, que incluíam a construção das sedes das associações comunitárias e de creches.
“Em 2022, os socialistas articularam 49% dos delegados no congresso, que neste momento contribuirão para a construção de uma cidade mais plural e focada no seu povo, buscando carona em nosso processo de Autorreforma. Portanto, nossa responsabilidade é muito maior”, observa.
Leia também: No Ceará, mulheres socialistas vão as ruas em projeto de conscientização política
A presidente do PSB Mulher de Fortaleza, Rebeca Mota, destaca a importância de o partido estar presente em instituições como a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, voltada para a luta da população mais vulnerável.
“Foi um momento histórico, importante para o PSB Ceará e o partido como um todo ocuparmos esses lugares, especialmente, em uma instituição tão forte como a FBFF”, afirma.
A FBFF foi criada em 1982 como consequência de processos de lutas e mobilizações comunitárias ocorridas em vários bairros de Fortaleza, mais notadamente, como resposta aos conflitos que aconteciam em torno da ocupação do solo urbano.
Confira abaixo os socialistas eleitos para a nova gestão da FBFF:
Secretaria Geral – Arthur Freitas
Esporte – Heloísa Florêncio
Juventude – Karolina Soares
Idoso – Zildete Queiroz
LGBT – Márcio Roberto
Igualdade Racial – Clodomildo de Lima
Pessoa com Deficiência – Raimundo Brito