O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o presidente do partido em Minas Gerais, o deputado federal Vilson da Fetaemg, anunciaram o apoio da sigla à pré-candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ao governo do Estado.
O PSB decidiu retirar a pré-candidatura de Saraiva Felipe (PSB) para oficializar a união com o PSD no Estado. Na segunda-feira, dia 04 de julho, haverá um ato na sede do PSB em Belo Horizonte com a presença de Siqueira e Kalil para formalizar o apoio.
Leia também: Kalil quer aliança com Lula em MG
Ao Socialismo Criativo, Vilson da Fetaemg, disse que a decisão reflete o objetivo do partido de fortalecer a esquerda no Brasil e no Estado. “Não adiantaria a gente insistir em uma candidatura majoritária, que é algo muito caro, para disputar sem condição de ganhar a eleição. Temos que derrotar [Romeu] Zema, que é um Bolsonaro em Minas Gerais”, avaliou.
O presidente estadual do PSB disse, ainda, que as conversas necessárias para garantir o apoio a Kalil já foram realizadas e o anúncio oficial será feito na segunda-feira. “Nossa preocupação é fortalecer nossa chapa para deputado estadual e federal, não podemos nos desgastar em uma bola dividida que iria enfraquecer a chapa”, pontuou.
O anúncio era esperado, já que nacionalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador, Geraldo Alckmin (PSB), já haviam anunciado apoio a Kalil.
“Será, se Deus quiser, um grande governador de Minas Gerais. De mãos dadas, Lula e Kalil. A melhor parceria que nós teremos para Minas poder avançar ainda mais, e com os olhos bem abertos”, disse Alckmin durante evento em Uberlândia.
Saraiva que foi ministro da Saúde no governo Lula, veio do MDB para o PSB neste ano. Ele se reuniu nesta quarta-feira (29) com Carlos Siqueira e disse que irá se pronunciar sobre o assunto ao fim da conversa com o presidente do PSB.
Ele conversou também com Geraldo Alckmin sobre a decisão de apoiar Kalil ao governo do Estado. Na semana anterior, o ex-ministro e ex-deputado federal havia dito que o acerto com o PSD nacionalmente é anterior à pré-candidatura dele.
No entanto, ele não se manifestou a favor do apoio a Kalil. “Não posso dizer que estou propenso a um acordo, não. O PSB tem uma candidatura própria, a minha, e qualquer encaminhamento vai ter que ser feito por vias partidárias envolvendo o pré-candidato”, assegurou.
No entanto, o presidente estadual da sigla reiterou que a pré-candidatura de Saraiva não havia sido uma iniciativa do partido. “Nosso propósito maior é fortalecer o PSB em cada canto de Minas Gerais. O Saraiva Felipe é uma personalidade importante, já foi ministro, mas não era uma candidatura do partido. Ela seguiu até avançarmos nas negociações”, disse.
Vilson divulgou o convite para a solenidade de formalização do apoio em suas redes sociais.