Recente pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) revela que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem dez parlamentares na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional. São nove representantes socialistas na Câmara e um no Senado.
O PSB ocupa a 9ª posição, juntamente com o PSOL, PSL e o Republicanos, de partidos que mais elegeram congressistas em ascensão na listagem do DIAP.
Entre os deputados do PSB na Câmara na lista dos 100 mais influentes estão os pernambucanos Danilo Cabral e Tadeu Alencar, o mineiro Júlio Delgado e o líder da bancada socialista, o carioca Alessandro Molon. No Senado, o paraibano Veneziano Vital do Rêgo, integra a lista dos “100 Cabeças” do Congresso Nacional.
Em ascensão, os destaques vão para o paranaense Aliel Machado, o paraibano Gervásio Maia, o pernambucano João H. Campos, a baiana Lídice da Mata e o paulista Rodrigo Agostinho.
Cabeças do Congresso Nacional
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.
Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. O departamento também destaca as qualidade de senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Em suma, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
A pesquisa incluiu apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2020.
Com informações do DIAP.
1 comentário