O novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, não tem título de doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, como o presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta (25) ao anunciá-lo para o cargo. A informação é da Coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.
O reitor da Universidade Nacional de Rosario, Franco Bartolacci usou as redes sociais para desmentir o mandatário brasileiro.’ “Ele [Decotelli] cursou o doutorado, mas não finalizou, portanto não completou os requisitos exigidos para obter a titulação de doutor na Universidade Nacional de Rosario”, disse Bartolacci à coluna.
A assessoria do MEC manteve a informação de que ele detém, sim, o título. Questionada sobre a afirmação do reitor, diz que consultaria novamente o ministro.
Decotelli lista o doutorado em Rosário em seu currículo lattes. Na plataforma, ele informa que fez o curso entre 2007 e 2009 e apresentou o trabalho “Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja”. Seu orientador foi Antonio de Araujo Freitas Jr.
Bartolacci também publicou a afirmação em suas redes sociais, retuitando Bolsonaro para negar a informação do presidente brasileiro.
“Vemos a necessidade de esclarecer que Carlos Alberto Decotelli da Silva não obteve na @unroficial o doutorado mencionado nesta comunicação”, escreveu ele, em espanhol, em sua publicação.
Em maio deste ano, em uma cerimônia virtual, o ex-presidente Lula recebeu o título de doutor honoris causa da universidade argentina.
Fonte: Folha de S.Paulo