Reiterando que “Vidas Negras Importam”, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, manifestou indignação com a morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos
Reiterando que “Vidas Negras Importam”, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, manifestou indignação com a morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, após cair do 9º andar de um prédio, em Recife-PE, na terça-feira (2). Ele classificou como “criminoso descuido” a tragédia que levou Miguel á morte.
“A morte de mais uma criança negra no Brasil, em Recife, dessa vez por criminoso descuido de uma patroa aos cuidados de quem estava a criança Miguel de 5 anos, chocou o Brasil e também os socialistas. Faz-se necessário apurar, julgar e punir a responsável”, disse Siqueira, que também lamentou pela dor causada à mãe, Mirtes Santana de Souza, e familiares do menino.
O menino Miguel havia ficado aos cuidados da patroa, a primeira-dama de Tamandaré-PE, Sari Corte Real, para que sua mãe fosse passear com o cachorro da casa. A patroa então deixou a criança no elevador para procurar a mãe.
As câmeras do condomínio mostram que Miguel foi do 5º até o 9º andar sozinho, segundo apontou a perícia. A polícia acredita que ele se perdeu enquanto tentava achar a mãe.
A polícia informou que, no hall no 9º andar, o menino foi até a área onde ficam peças de ar-condicionado. Ele escalou a grade que protege os equipamentos e caiu de uma altura de 35 metros. Uma das peças da grade ficou quebrada e tem marcas dos pé da criança. Ele caiu do nono andar e não resistiu aos ferimentos.
A patroa foi presa em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e solta após pagar fiança de R$ 20 mil.
Crime de improbidade
Sobre a informação de que o prefeito Sergio Hacker (PSB) teria cometido crime de improbidade por manter Mirtes, que prestava serviços domésticos na casa dele, com registro de servidora na Prefeitura de Tamandaré, Siqueira afirma ser, se comprovado, “crime de improbidade administrativa inadmissível”.
Carlos Siqueira recomendou ainda ao Diretório Estadual do PSB de Pernambuco “que tome as providências para apurar o delito administrativo e, se for confirmado, adote as medidas necessárias em relação ao prefeito Sergio Hacker Corte Real”, diz trecho da nota.
Vidas Negras importam
Abaixo veja a nota completa do presidente do PSB, Carlos Siqueira.
“Vidas Negras Importam”
A morte de mais uma criança negra no Brasil, em Recife, dessa vez por criminoso descuido de uma patroa aos cuidados de quem estava a criança Miguel de 5 anos, chocou o Brasil e também os socialistas. Faz-se necessário apurar, julgar e punir a responsável.
Já a informação de que a empregada doméstica, Mirtes Santana de Souza, mãe de Miguel, era funcionária da Prefeitura de Tamandaré e estava prestando serviços privados na residência do prefeito da cidade é um fato, que embora não tenha ligação com a morte da criança, constitui-se em crime de improbidade administrativa inadmissível.
Sugerimos ao Diretório Estadual do PSB de Pernambuco que tome as providências para apurar o delito administrativo e, se for confirmado, adote as medidas necessárias em relação ao Prefeito Sergio Hacker Corte Real.
Carlos Siqueira – Presidente
Brasília, 5 de junho de 2020.