O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nessa sexta-feira (5) a entrega 36 novos leitos para o enfrentamento da Covid-19. A ampliação faz parte da segunda fase da política de “Leitos para Todos”. São dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 26 de enfermaria disponibilizados no Hospital Vitória, localizado na Capital.
Leia também: Casagrande quer Congresso vigilante ao plano de Bolsonaro
De acordo com o governo, o valor do contrato é de aproximadamente R$ 2 milhões para vigência de 60 dias.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador afirmou que o objetivo é alcançar 900 leitos de UTI até o final de abril e destacou que o Espírito Santo é o estado com o maior número de leitos por habitantes. “Estamos fazendo esforços gigantescos para estarmos sempre um passo adiante do vírus”, afirmou.
Na quarta-feira (3), dia de recorde de mortes por Covid-19 no Brasil, Casagrande já havia reiterado em sua rede social que o Espírito Santo está recebendo pacientes de outros estados devido o colapso na saúde, mas destacou que o Estado não está isolado e, apesar de apresentar uma situação melhor em relação ao avanço da doença, também está suscetível à crise.
Antes da abertura desses novos leitos, o Espírito Santo contava com 1.343 instalações para receber pacientes infectados pelo coronavírus (694 em UTIs e 649 em enfermarias). A taxa de ocupação das vagas é de 74,01%, sendo 81,27% dos leitos de UTI e 66,26% nas enfermarias, segundo dados do governo do Espírito Santo.