Representantes de organizações, entidades científicas, artistas e personalidades públicas se mobilizaram para criar, nesta próxima quinta-feira (21), a campanha ‘Todos pelas vacinas’, iniciativa que contará com diversas ações nas redes sociais, com objetivo esclarecer dúvidas sobre as vacinas e combater a disseminação de notícias falsas a respeito do início da imunização contra a Covid-19 no Brasil.
Leia também: Enfermeira de SP, negra e moradora de Itaquera é 1ª vacinada no Brasil
Organizada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), órgãos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), Universidade de São Paulo (USP) e entidades como a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), a campanha espera criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdos preparados por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre os imunizantes e a doença.
Campanha de informação
O portal www.todospelasvacinas.info já está no ar, e agrega materiais em vários formatos – textos, áudio, imagens e vídeos – para serem compartilhados em todas as redes sociais. Na página, também estão disponíveis podcasts criados pelas organizações parceiras, além de outros materiais, como o e-book “Guia Prático sobre as Vacinas” e uma coletânea de artes no espaço VacinArte.
No mesmo endereço eletrônico, o internauta consegue baixar, também, logo e artes da campanha para espalhar a mensagem e participar da grande mobilização do dia 21 com a hashtag #TodosPelasVacinas nas redes sociais.
As ações acontecem também fora do portal e ao longo de toda esta semana, de 18 a 24 de janeiro, promovendo uma série de atividades, que contam com ciência, informação e muita arte sobre a importância das vacinas. Com a participação do público, que poderão sanar dúvidas, os participantes da iniciativa pretendem, ainda, fazer crescer o engajamento nas redes sociais, como uso de filtros criados para Facebook e Instagram disponibilizados no site.
Flávia Ferrari, do Observatório Covid-19 BR, um dos apoiadores da ação, ressalta a importância da iniciativa com a união entre cientistas e sociedade civil em prol da vacinação contra a Covid-19, “uma atitude capaz de salvar vidas”.
A lista com todas as atividades da campanha pode ser vista no site do evento www.todospelasvacinas.info.