Tem repercussão global a morte do afro-americano George Floyd, pelas mãos da polícia estadunidense. Outras cidades no mundo também registraram protestos, no sábado (30), contra o racismo após a morte de Floyd durante uma abordagem policial em Minneapolis, nos EUA.
Manifestantes saíram às ruas nas capitais do Reino Unido e Alemanha e também em Toronto, no Canadá.
Nos Estados Unidos, foi o 5º dia seguido de protestos desde que o ex-segurança de 42 anos morreu sufocado por um policial branco. Desde então a tensão só aumenta e já se espalhou por várias cidades americanas, que decretaram toque de recolher para tentar conter atos de violência e confrontos.
Vidas negras importam
A frase “Vidas negras importam” ecoou para além das fronteiras estadunidenses. Em Berlim, na Alemanha, milhares de manifestantes se reuniram em frente à embaixada americana com cartazes pedindo Justiça por George Floyd. Em Londres, um protesto pacífico ocorreu no distrito de Peckham, sul da capital britânica. Lá, gritavam “Justiça por George Floyd” e carregavam faixas e cartazes em homenagem ao afro-americano.
Na cidade canadense de Toronto, o protesto contra o racismo também foi em homenagem a Regis Korchinski-Paquet, umhomem negro que morreu depois de cair de um prédio durante uma abordagem policial.
Com informações do G1.