
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou que está agendada para a próxima quarta-feira (24) reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em Brasília. O anúncio do encontro, que há algum tempo é reivindicado por representantes da sociedade civil organizada no comitê, foi feito na tarde desta sexta-feira (19).
Essa será a primeira vez que o comitê irá se reunir este ano, desde que a Secretaria Especial de Cultura passou do Ministério da Cidadania para o do Turismo.
O comitê é responsável por planejar ações para o setor audiovisual, com definição de diretrizes e plano anual de investimentos do Fundo Setorial Audiovisual (FSA), importante mecanismo de fomento público para a indústria cinematográfica nacional. O FSA, previsto na Lei do Audiovisual, tem papel crucial para ajudar o setor que atravessa uma crise financeira desde 2019, agora agravada pela pandemia do novo coronavírus.
Além de Álvaro Antônio, participam do comitê o diretor-presidente substituto da Ancine, Alex Braga; representantes da Casa Civil da Presidência da República; do Ministério da Educação; e do BNDES. Representando o setor audiovisual participam Hiran Silveira, executivo da Rede Record; o roteirista Paulo Cursino; e o presidente da programadora Box Brazil, Cícero Aragon.
Com informações de O Globo.