Por Marcelo Hailer
Durante a sua coluna semanal no canal CNN Brasil, exibida nesta quinta-feira (19), e que leva o nome de “Liberdade de Opinião”, o jornalista Alexandre Garcia afirmou que “segundo estatísticas”, mas sem citar as fontes, de que crianças e adolescentes não precisam se vacinar. A declaração repercutiu e o canal se viu obrigado a emitir um comunicado ao vivo para desmentir a fala de Garcia.
“Agora há pouco no quadro Liberdade de Opinião, o jornalista Alexandre Garcia disse que jovens não precisariam tomar a vacina, segundo as estatísticas”, diz a âncora do jornal matinal da CNN Brasil Elisa Veeck.
“Para esclarecer esse tema, nós da CNN Brasil procuramos o infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações Renato Kfouri. Segundo o médico, a medida em que se previne a morte em adultos e idosos, os casos de hospitalização com formas graves serão entre os não vacinados”, continuou.
Leia também: Eficácia da CoronaVac em casos graves da Delta chega a 77%, diz estudo
Em seguida e a parir da explicação do infectologista Kifouri, a jornalista desmonta a tese de seu colega e, ao término da nota, enfatiza que só em 20221 “1.581 crianças e jovens morreram por Covid-19.
“A proporção maior de casos graves irá acometer as pessoas que não tomaram a vacina. No caso das crianças, que eram de 0,35%, poderão, sem vacina, chegar a 15%. Além dessa informação, acrescentamos que o registro para este ano de mortes de Covid-19 entre crianças e jovens é de 1.581. Isso mesmo: 1.581 pessoas entre 10 e 19 anos morreram por Covid-19 somente em 2021″, finaliza a jornalista.