
Nesta terça-feira (17), o filósofo e educador Paulo Freire se tornou, oficialmente, Patrono da Educação de Pernambuco após sanção. Aprovada pelo governador Paulo Câmara em reunião no Palácio do Campo das Princesas em Recife, a lei foi proposta pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB).
Vice-presidente da comissão de educação e cultura da ALEPE, o Professor Paulo Dutra comemorou a sanção da lei fazendo uma reflexão sobre a educação.
“Acreditamos na importância de Paulo Freire frente ao atual cenário da educação nacional, que carece de mais cuidado e atenção. No nosso Estado, temos o orgulho de ter uma educação que funciona e tem evoluído cada vez mais, sendo um espelho dos pensamentos do educador pernambucano, que é o brasileiro mais premiado da história”, disse para o jornal Hoje Pernambuco.
Paulo Freire é dono de 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e do prêmio da UNESCO de Educação para a Paz. É um dos mais importantes pensadores brasileiros de todos os tempos. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo.