
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (3) mostra uma vitória de Lula (PT) no primeiro turno com 51,1% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 37% dos válidos no levantamento.
Nos votos totais, Lula tem 44% das intenções de votos e Bolsonaro 32% – o petista oscilou um para menos e o atual presidente um para mais, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, desde a pesquisa anterior divulgada em julho.
Ciro Gomes (PDT) marca 5%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 2% cada e Pablo Marçal (PROS) 1%. Os demais não pontuaram. Indecisos são 6%, mesmo índice daqueles que declaram voto em branco ou nulo.
Leia também: Datafolha: Lula tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno
“Hoje, é impossível afirmar se a eleição será definida em 1º ou em 2º turno porque a soma de Bolsonaro e outros candidatos (42%) fica na margem de erro da soma de intenção de votos de Lula (44%)”, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Segundo turno
Lula segue vencendo Jair Bolsonaro na simulação de segundo turno feita pela Quaest por 51% a 37%.
O petista oscilou dois pontos para menos desde julho e Bolsonaro subiu 3. Brancos e nulos seguem sendo 9% e 3% estão indecisos.
O levantamento foi encomendado pela Genial, ouviu 2.000 pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país entre os dias 28 e 31/julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada BR-02546/22.
Políticos europeus vêm ao Brasil encontrar Lula
Diversos deputados europeus viajarão ao Brasil para se encontrar com ex-presidente Lula (PT), no final de agosto, às vésperas do feriado de 7 de setembro. A vinda dos deputados europeus é para dar apoio ao sistema eleitoral do país e para escancarar inequivocamente o isolamento de Jair Bolsonaro (PL) no ataque às urnas eletrônicas.
Segundo Jamil Chade, do UOL, os parlamentares estarão no Brasil entre 26 e 29 de agosto e além de se encontrar com Lula, também terão agendas com a sociedade civil e ONGs.
A missão ao Brasil será liderada pela presidente do bloco Socialistas & Democrata dentro do Parlamento Europeu, Iratxe Garcia Pérez. A bancada é a segunda maior do Legislativo, 145 cadeiras. Também farão parte da delegação o vice-presidente do bloco progressista para Política Externa, Pedro Marques, além do co-presidente para a Assembleia Parlamentar Euro-América Latina, Javi Lopez.
O mesmo grupo foi responsável por receber, no ano passado, Lula no Parlamento Europeu. Garcia Pérez, na ocasião, já havia manifestado preocupação com a democracia brasileira. “Transmitimos ao presidente Lula o apoio incondicional do nosso grupo para o regresso da democracia e dignidade ao povo brasileiro nas eleições do próximo ano. A sua luta não é apenas crucial para a democracia brasileira, mas para todas as democracias em todo o mundo que estão ameaçadas pela ascensão do autoritarismo”.