
O líder da bancada do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ) foi eleito o melhor deputado federal do Brasil por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e o congressista que mais se destaca na defesa do meio ambiente no Parlamento no Prêmio Congresso em Foco.
Os nomes dos vencedores foram anunciados na noite desta quinta-feira (20), durante cerimônia virtual transmitida pela internet. A votação foi realizada entre os dias 17 e 31 de julho deste ano, pelo site da iniciativa.
Concorreram congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo. Cada participante teve a chance de escolher até cinco senadores e até dez deputados federais que mais se destacaram ao longo do ano na defesa da população.
Este ano, o prêmio contou com duas categorias especiais: ‘Clima e Sustentabilidade’, com apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); ‘Defesa da Educação’, criada em parceria com a ONG. Com votação recorde, a edição 2020 da premiação contou com mais de 2 milhões de votos de internautas, que elegeram os congressistas ‘fichas limpa’ mais atuantes do Brasil.
Nas redes sociais, Alessandro Molon agradeceu as duas conquistas.
“Muito feliz por ser escolhido o Melhor Deputado Federal do Brasil na avaliação jornalistas que cobrem o Congresso. Engrandece muito nosso trabalho receber esse reconhecimento dos profissionais que acompanham o dia a dia e os bastidores da Câmara. E graças aos votos de vocês [público], a gente conseguiu o Prêmio na categoria Clima e Sustentabilidade. Que honra! Mesmo com tantos obstáculos, avançamos e, principalmente, evitamos ainda mais retrocessos ambientais”, escreveu.
Molon e outros premiados
Além de Molon, foram premiados pela votação de jornalistas na categoria de ‘Melhor Deputado’, Marcelo Freixo (Psol-RJ), Tabata Amaral (PDT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Luiza Erundina (Psol-SP), listados em ordem decrescentes de votos.
Na categoria ‘Clima e Sustentabilidade’, Molon ficou à frente dos deputados Fábio Faria (PSD-RN), David Miranda (Psol-RJ), Benedita da Silva (Psol-RJ) e Áurea Carolina (Psol-MG), nesta ordem.
Congresso em Foco 2020
Em 2020, o Prêmio Congresso em Foco contou com um corpo de jurados representando a categoria dos jornalistas. Foram escolhidos 21 profissionais de diferentes redações. Até o ano passado havia uma votação aberta aos colegas interessados, mas que na prática ficava praticamente restrita aos jornalistas presentes fisicamente no Congresso.
Cada jornalista votou em até dez deputados(as). Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo. De acordo com o regulamento, não puderam participar da votação os jornalistas vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como os que exercem cargo de assessor(a) de deputado(a) federal ou senador(a), de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso.