por redação Socialismo Criativo em 18/10/2018.
Unidade do Porto Digital no interior completou três anos e comemora crescimento.

O Armazem da Criatividade oferece estrutura para prototipagem de produtos, ensaios fotograficos, edicao audiovisual e producao musical. Foto Porto Digital.
O Armazém da Criatividade de Caruaru, Agreste Pernambucano, é a primeira extensão do Parque Tecnológico Porto Digital fora do Recife. Desde sua criação, em setembro de 2015, foram 26 startups nascidas na unidade, que vem se mostrando preparada para fomentar a economia criativa no campo digital, inaugurando um novo ciclo na região que já se destacava no setor têxtil. Diante dos reflexos positivos, está sendo viabilizado programa de aceleração aos empreendimentos do polo na cidade.
A previsão é que, em 2019, a primeira turma de Caruaru já esteja no processo da aceleração, contanto, inclusive, com investidores da região. “Além de selecionar as empresas já graduadas pela incubadora que estão aptas para o programa, queremos articular uma rede de investidores-anjos na cidade. Por isso, vamos precisar dar um mergulho nas empresas locais para gerar uma conexão com o mercado e sensibilizar os potenciais investidores”, explicou o ainda presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.
Entre 2015 e 2018, o Armazém da Criatividade recebeu quase oito mil pessoas em 146 eventos nas áreas de moda, audiovisual, tecnologia e educação. Capacitou cerca de 2.500 pessoas com cursos e oficinas nessas áreas, alguns em parceria com o Sebrae. O espaço dispõe de salas empresariais, onde 29 empresas estão instaladas, além de coworking. Para a prototipagem de produtos, ensaios fotográficos, edição audiovisual e produção musical, o Armazém da Criatividade possui laboratórios equipados com a tecnologia necessária para auxiliar os empreendedores. São impressoras, máquinas de corte, câmeras, ilha de edição e equipamentos para moda. A estrutura é disponibilizada para aluguel para os mais diversos público, mesmo os aqueles que não façam parte de programas no Armazém da Criatividade.

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, comemora os trs anos do Armazem da Criatividade, que ja ofereceu capacitacao para mais de 2500 pessoas. Foto Porto Digital.
“Não é à toa que o Armazém da Criatividade foi apontado como uma das 10 soluções mais inovadoras do mundo segundo a IASP [Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação] em 2016, um ano depois de abrir suas portas. Isso é uma prova da importância da unidade avançada para todo o estado como iniciativa capaz de propor o desenvolvimento baseado em conhecimento, inovação e atitude empreendedora. Essa é uma das missões da gente, aproveitar o potencial do presente para criar o futuro”, comenta Saboya.
Porto Digital
Instalado no Centro Histórico da capital pernambucana, o Porto Digital é um parque urbano que alcança uma área de 170 hectares, entre os bairros do Recife, Santo Antônio, São José e Santo Amaro. No âmbito de seus trabalhos de desenvolvimento de softwares e dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), encontramos os segmentos música, fotografia, design, tecnologias urbanas, games e a área de cine-vídeo-animação. Inicialmente, era formado por apenas três empresas e menos de 50 pessoas, no início dos anos 2000.
De lá para cá, multiplicou-se cem vezes o número de empresas, organizações de fomento e órgãos de governo envolvidos, passando para 300, além de reunir, hoje, 8.500 profissionais e 850 empreendedores. O faturamento anual das iniciativas, que compõem um ecossistema com empresas de diversos portes, de startups a multinacionais, é de mais de R$ 1,5 bilhão. Em 2015, foram iniciadas as atividades em sua primeira unidade no interior de Pernambuco, o Armazém Criativo de Caruaru. Em 2018, o Porto Digital firmou acordo intercâmbio outro grande polo de inovação, o Ruta N, localizado em Medellín, na Colômbia, para que empreendedores brasileiros e colombianos possam trocar experiências e fazer negócios.
Na última década, o Porto Digital foi presidido pelo economista Francisco Saboya, que fica na instituição até o próximo dia 30 de outubro. O novo presidente-executivo será Pierre Lucena. Lucena fez graduação e mestrado na Universidade Federal de Pernambuco, na qual, posteriormente, coordenou o curso de Administração. É doutor em Administração/Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua, na docência, como professor da área de finanças e, nos últimos anos, esteve vice-presidente do jornal Diário de Pernambuco.