
Semana do Design de Milão
“No começo era o Salone Internazionale del Mobile . Uma feira que prestigiou o Milan dos anos 60 . Uma feira criada para responder à necessidade de colocar as empresas e os consumidores em contato naquele momento histórico particular: os anos de reconstrução. Uma feira importante, portanto, mas ainda assim uma feira. Depois vieram os anos 80 , aqueles do Milan da Bere,quando um grupo de empresas de móveis, talvez casualmente, talvez até inspirado pelo sucesso da Fashion Week, começou a usar toda a cidade como local para eventos temporários, shows e showrooms. Um “local expandido”, onde tinham e têm uma maneira de expressar-se, e para entrar em contato uns com os outros e com os consumidores, não só o grande mobiliário histórico grandes, empresários, jornalistas, coletores, intelectuais, críticos, designers, arquitetos, criativos, pequenos artesãos das indústrias e mais geralmente todos os amantes da beleza expressos através do Design”.
A edição 2018 do maior evento de design do mundo, a Design Week de Milão, começou no dia 17 de abril, com 65 empresas e designers brasileiros, cuja participação acontece em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante os seis dias de evento, designers de todo o mundo vão expor suas novas criações para mais de 300 mil participantes.
Um dos destaques da participação brasileira na Design Week de Milão é a exposição Brazilian Modern Masters, no térreo do Spazio Edit, um centro de eventos que será usado pela Apex-Brasil para expor os trabalhos dos designers brasileiros. A Brazilian Modern Masters traz a história do design de móveis no Brasil desde 1940, trazendo nomes como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Jorge Zalszupin.
Além da exposição principal, os visitantes poderão ver o trabalho de pioneiros como o arquiteto Sérgio Rodrigues, em uma exposição com a curadoria do Instituto Sérgio Rodrigues, da Embaixada do Brasil em Roma, e do Lin Brasil.
Os brasileiros figuram em todos os três salões principais da Design Week. Um exemplo é a exposição A Nossa Casa, que traz uma perspectiva contemporânea do design brasileiro, focado em inovação. As peças, criações dos designers Gustavo Martini, Ronald Sasson e Alva Design serão impressas em três dimensões.
Para uma das fundadoras da Alva Design, Susana Bastos, a missão da exposição A Nossa Casa é de produzir peças simples e inovações, que reflitam sobre a concepção de lar no Brasil. “Nosso trabalho busca inspiração nos terraços mineiros, que sofrem muita influencia da arquitetura colonial”, ela contou ao BeBrasil. O uso de impressoras 3D é uma nova experiência para Bastos, que nunca havia trabalhado com a tecnologia antes.
Bastos, que já havia participado da Design Week de Milão em 2016, salienta a importância do evento para mostrar ao mundo o design brasileiro. “[Em 2016], as peças de designers brasileiros atraíram muita atenção, em meio a trabalhos de todo o mundo”, ela diz. “É uma ótima forma de divulgar o design brasileiro”.
Durante a Design Week, as ruas de Milão estarão repletas de referências brasileiras. Desde a Poltrona Pantosh, da Lattoog – uma poltrona gigantesca que será exibida na Via Guglielmo Marconi, próximo à Catedral de Milão –, a uma intervenção urbana dos artistas Toz e Mateus Velasco. Os grafiteiros levaram um pouco da arte de rua brasileira e contam, neste vídeo, a experiência de sua criação usando elementos que lembram o design natural do Brasil, o que vemos nas ruas.
Assista um pouco do que foi a participação brasileira na Semana de Design de Milão!
https://www.facebook.com/apexbrasil/videos/1814286225261144/
O Brasil também levará a Milão uma exposição de 300 bandeiras pintadas a mão por índios Kayapós, com curadoria do designer Marcelo Rosembaum. Os Kayapós, uma tribo que vive ao sul da bacia Amazônica, recebe apoio da Apex-Brasil e da cidade de Milão, o que garante a proteção de 6 milhões de hectares da floresta amazônica.
Usuários do transporte público milanês também poderão apreciar o design brasileiro. Três sofisticados modelos de cadeiras serão disponibilizados em dois pontos de ônibus (Foro Bonaparte e via Broletto) para quem quiser se sentar confortavelmente enquanto o ônibus não chega. Além disso, a estação Moscova do metrô estará coberta pelas cores do Brasil. “Nós queremos criar uma experiência memorável para a cidade, convidando o público para apreciar as últimas tendências do design brasileiro”, afirma Carlos Villanova, Gerente de Comunicação da Apex-Brasil.
A Design Week de Milão é o maior evento de design do mundo, acontecendo em concomitância com a Feira de Móveis de Milão, e transformou a cidade do norte da Itália na capital mundial do design uma vez por ano. Em 2017, 60 brasileiros participaram do evento, e mais de 116 mil pessoas visitaram a exposição Be Brasil na Universidade de Milão.
Saiba mais no site www.bebrasil.com.br