
De fora do Oscar 2020, para o qual a Academia Brasileira de Cinema indicou ‘A Vida Invisível’, o longa-metragem dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ‘Bacurau’, terá uma segunda chance neste ano.
A distribuidora americana Kino Lauber disponibilizou sua exibição na plataforma a que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood têm acesso. Isso significa que o filme foi aceito como candidato, e se tornou elegível para todas as categorias de filmes de ficção, com exceção de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
O anúncio foi feito pelo ator Silvero Pereira, que interpreta Lunga em ‘Bacurau’, em seu perfil no Twitter:
A produção estreou em Nova York em 6 de março de 2020, antes de a pandemia determinar o fechamento das salas físicas. De acordo com as regras da Academia, são elegíveis ao Oscar as produções estrangeiras que ficaram em cartaz em Los Angeles durante ao menos uma semana do ano vigente — e desde que não tenha ficado entre os cinco finalistas da categoria de melhor produção internacional no ano anterior.
Lista de prêmios de ‘Bacurau’
O filme já acumula várias prêmios, como o do júri do Festival de Cannes em 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no certame geral, após ‘O Pagador de Promessas’ (1962), de Anselmo Duarte.
Além de ter sido premiado em diversos festivais de cinema, o filme foi selecionado para mostras principais de festivais não competitivos prestigiados mundialmente, como o Festival de Nova York (NYFF).
No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2020 levou: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro original e melhor ator, para Silveiro Pereira.
Repercussão no Brasil
Lançado no circuito brasileiro em agosto de 2019, “Bacurau” atraiu mais de 800 mil pagantes. O thriller sobre uma pequena comunidade no sertão brasileiro assombrada por fenômenos estranhos, que colocam em risco a sua própria existência, ganhou nova força a partir de sua estreia nos Estados Unidos e em praças importantes na Europa.
Desde então, ele tem figurado na lista dos melhores filmes do ano — e, portanto, potenciais concorrentes ao Oscar — de muitas publicações, com os jornais The New York Times e The Guardian, as revistas Vanity Fair e Esquire, e o site de entretenimento Indiewire.
Com informações do jornal O Globo
1 comentário