por redação Socialismo Criativo em 18/10/2018.
Município desenvolverá uma série de ações para transformar a economia local.

Balneario Camboriu, famosa por suas praias e conhecida como Dubai Brasileira, quer, agora, o titulo de Cidade Criativa. Foto de Daniel Vianna – MTur.
BC Criativo: esse é o nome da rede colaborativa que Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, ganhou. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores do Município em setembro deste ano. Agora, um conselho gestor vai articular e acompanhar políticas públicas para a economia criativa na cidade, em prol do desenvolvimento sustentável, diversificando a matriz econômica do município.
A cidade catarinense é reconhecida pelo grande de número de edifícios de padrão de luxo e arranha-céus, que marcaram sua verticalização e geraram, inclusive, o título de “Dubai brasileira”, em referência a cidade dos Emirados Árabes conhecida por seu alto padrão de arquitetura.Na rota do turismo catarinense, Balneário Camboriú atrai visitantes pelas praias e por sua vida noturna, agitada com muita música eletrônica.

BC Criativo visa estimular o desenvolvimento sustentavel em Balneario Camboriu. Foto de Daniel Vianna – MTur.
Em 2017, foram cerca de quatro milhões de turistas na cidade, apesar de esta ser a 11ª mais populosa do estado, com apenas 138 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2018, e com um PIB per capita de cerca de R$ 37,5 mil. É, então, que surge o Balneário Camboriú Criativo ou, apenas, BC Criativo.
A nova lei dará à Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), as competências de apoiar o fomento, o desenvolvimento e a consolidação dos negócios criativos no município. Articulará o desenvolvimento urbano de forma a potencializar a instalação de empreendimentos da área, a capacitação e a formação – cursos, palestras e eventos – que tratem da gestão de empreendimentos. A FCBC também auxiliará na elaboração de projetos, planejamento estratégico, prestação de contas, captação de recursos, assessoria de comunicação, jurídica, financeira e contábil.
De acordo com BC Criativo, através de uma rede que estimule agentes e empreendimentos que tenham, em sua matriz, um viés do intangível, serão articulados apoios técnico e logístico com foco no reconhecimento de Balneário Camboriú como cidade criativa.
Acesse a lei completa aqui: https://goo.gl/WBTBaS