
O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foi inscrito pelo Iphan no livro das Celebrações em novembro de 2018 | Foto: Antonio Neto
O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins recebeu o certificado de Patrimônio Cultural no Brasil no dia 28 de junho, durante o Festival de Parintins e em pleno Bumbódromo. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inscreveu a manifestação cultural dos Bois de Arena, dos Bois de Rua e dos bois de Terreiro do Amazonas no livro das Celebrações em novembro de 2018. O reconhecimento, além de cooperar para preservar e dar visibilidade à essa tradição cultural, representa uma importante conquista dos grupos, mestres e atores que fazem parte dos Bois Bumbás do Médio Amazonas e Parintins.
De 2005 a 2018, o Festival de Parintins injetou mais R$ 426 milhões na economia do Estado e atraiu quase 700 mil turistas. Os festejos vão além de uma atividade cultural e constituem-se em uma atividade econômica importante para a região em várias frentes: geração de empregos diretos e indiretos e movimentação do comércio local e regional. Nesse período, uma série de serviços são demandados e impactam diretamente a economia amazonense.
Os festejos relacionados ao Boi Bumbá ocorrem de diferentes maneiras e de acordo com a localidade em que são realizados, sendo praticados em distintos momentos do ano com variações e denominações próprias na região amazônica. No Médio Amazonas e Parintins, o folguedo geralmente ocorre durante as celebrações juninas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro. Nesses contextos, há três principais versões da dança dramática: o Boi de Terreiro, o Boi de Rua e o Boi de Arena.
Por reunir influências tradicionais de diversas etnias, a brincadeira do Boi se caracteriza como importante referência cultural. As origens da manifestação remontam às missões jesuíticas do século XVII, que trouxeram consigo tradições do Mediterrâneo europeu. Por sua vez, essas tradições com o tempo absorveram-se de elementos das culturas afro-brasileira e indígena.
54º Festival de Parintins
O 54⁰ Festival Folclórico de Parintins foi realizado entre os dias 28 e 30 de junho e contou com um público estimado em mais de 65 mil turistas, cinco mil a mais do que o registrado no ano passado, quando o número de visitantes foi considerado o maior da história do festival.

No Médio Amazonas e Parintins, o folguedo geralmente ocorre durante as celebrações juninas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro | Foto: Antonio Neto
Nesta edição, o boi-bumbá Garantido, que defende as cores vermelho e branco, foi o campeão com o tema “Nós, O Povo”, o boi encarnado defendeu na arena as lutas, as alegrias e a liberdade do povo brasileiro. Este foi o 32º título da história do Garantido. O boi-bumbá Caprichoso, que defende as cores azul e branco, teve como tema “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”.
Com informações do Iphan
1 comentário