
Em nova ofensiva do “gabinete do ódio”, a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) criou e um impulsionou u site com conteúdos mentirosos e negativos sobre o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. São informações descontextualizadas e ou fake news sem nenhum disfarce.
A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo e o domínio “está registrado no CNPJ da campanha de reeleição de Bolsonaro”. Porém, a página que está o ar desde o dia 30 de agosto não consta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como pertencente à equipe bolsonarista.
Leia também: Vítimas de violência doméstica terão prioridade em programas de habitação na PB
Ao tomar conhecimento do site, a Coligação Brasil da Esperança entrou com uma representação no TSE pedindo a retirada do ar do site LulaFlix. Os advogados da campanha argumentaram que a página “traz comprovadas fake news” e “é impulsionada pela campanha do presidente Jair Bolsonaro”.
A coligação pede que o site seja retirado do ar e o “o fim do impulsionamento da página e a aplicação de multa máxima”. O principal argumento é que a legislação eleitoral proíbe “a prática de impulsionamento de propaganda negativa contra outras candidaturas”.
Entre as fake news divulgadas está a que associa Lula ao PCC, já amplamente desmentida pelo próprio TSE, que em setembro aplicou multa a Bolsonaro e determinou a exclusão de conteúdos falsos ligando Lula à facção criminosa.
A campanha de Bolsonaro pagou ao Google de R$ 10 mil a R$ 15 mil para promover a publicação. O conteúdo foi exibido entre 30 e 35 mil vezes em buscas do Google, diz a reportagem da Folha.
“A bem da verdade, todas as publicações do site, sem exceção, realizam propaganda negativa contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O conteúdo de cada uma das postagens na página impulsionada pelos adversários diretos do candidato da Coligação Brasil da Esperança é movido pelo estratagema de distorcer eventos ou descontextualizar informações para sustentar críticas infundadas ao ex-presidente Lula”, afirmam os advogados.
A Coligação Brasil da Esperança é formada pelos partidos PT, PV, PCdob, Psol, Rede, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.