O presidente Jair Bolsonaro já realizou dois exames de coronavírus, mas não apresentou nenhuma cópias dos documentos

Com base em requerimento de informações apresentado deputado federal Rogério Correia (PT-MG), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deu um prazo de 30 dias para o presidente Jair Bolsonaro apresentar o resultado dos seus exames para um covid-19.
Bolsonaro já realizou dois exames para detectar o vírus após voltar de missão oficial nos Estados Unidos, nos dias 12 e 17 de março. Nas duas ocasiões, o presidente usou suas redes sociais para informar que os testes deram negativos, mas não apresentando nenhuma prova.
Caso não responda o requerimento, encaminhado ao chefe da Secretaria-Geral da Presidência, tanto o ministro Jorge Antônio de Oliveira Francisco como o presidente Bolsonaro podem incorrer em crimes de responsabilidade. Isso porque a lei obriga autoridades do Executivo a fornecer informações solicitadas pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal.
O Planalto ainda não se pronunciou sobre o requerimento, mas sabemos o posicionamento do governo, que na semana passada classificou os exames realizados por Bolsonaro como “sigilosos” e negou a divulgação dos resultados por meio de pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Informações do Estadão.