
Nesse domingo (27), os candidatos das eleições municipais iniciaram a campanha investindo no apelo virtual, carreatas e corpo a corpo. As autoridades eleitorais, porém, alertaram sobre a proibição a aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus.
Candidatos e partidos estão responsáveis pela orientação aos colaboradores de evitar aglomerações, respeitar a capacidade máxima de ocupação dos locais visitados e dar preferência a organizar atos em espaços amplos e abertos. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o não cumprimento das regras pelos partidos pode configurar crime de “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.
Rio de Janeiro
Após se tornar inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), não teve agenda oficial. No entanto, está usando a foto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua propaganda política nas redes sociais.
Adversário de Crivella e um dos líderes das pesquisas de opinião, o primeiro ato da campanha de Eduardo Paes (DEM) foi a assinatura de uma carta de compromisso com lideranças comunitárias de favelas do Rio. O lançamento oficial da campanha de Paes foi via plataformas digitais, quando apresentou propostas para a cidade.
São Paulo
Em São Paulo a maioria dos candidatos não deixou de ir para as ruas mesmo com as limitações impostas. Apesar de optarem por atividades com menos pessoas e tentarem de manter o distanciamento mínimo, ou carreatas, ainda foram registradas aglomerações.
Líder na corrida eleitoral, segundo pesquisa Ibope, o deputado Celso Russomanno (Republicanos) passou o dia reunido com assessores, sem agenda. O segundo colocado nas sondagens e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), fez o lançamento de sua campanha num webinário fechado para militantes do PSDB.
Já Guilherme Boulos (PSol) optou por abrir a campanha com uma caminhada em São Mateus, zona leste, onde inaugurou seu primeiro comitê de campanha.
Belo Horizonte
No caso de Belo Horizonte, os candidatos dividiram-se entre lives e carreatas. Áurea Carolina (PSol) e Nilmário Miranda (PT) partiram para a campanha virtual. Já Luísa Barreto (PSDB) e Paula Paiva (Novo) preferiram o contato de longe com o eleitorado, de cima da caçamba de picapes. Em campanha de reeleição, Alexandre Kalil (PSD) passou o primeiro dia da corrida eleitoral sendo atacado por adversários.
Porto Alegre
Devido a chuva forte em Porto Alegre, Manuela D”Ávila (PCdoB) e Fernanda Melchionna (Psol) cancelaram atividades. O atual prefeito, Nelson Marchezan (PSDB), que busca a reeleição, realizou uma videoconferência com candidatos à Câmara de Vereadores de sua coligação e participou de uma reunião com a coordenação de campanha.
Salvador
A campanha em Salvador foi marcada pela religiosidade. No dia em que se comemora a festa dos santos gêmeos Cosme e Damião, três dos nove candidatos à Prefeitura de Salvador deram início às suas campanhas pedindo as bênçãos do Senhor do Bonfim: Olívia Santana (PCdoB), Bruno Reis (DEM), que chegou acompanhado do atual prefeito, ACM Neto, e Denice Santiago (PT).
Recife
Em Recife os candidatos optaram pelo contato mais próximo com a população. A candidata Marília Arraes (PT) começou a campanha indo, em carreata, da Avenida Domingos Ferreira para Brasília Teimosa. Por sua vez, o deputado federal João Campos (PSB) dedicou o dia para realizar reuniões, em bairros da cidade, com candidatos proporcionais que integram a Frente Popular do Recife.
O bolsonarista Carlos Andrade Lima (PSL) abriu a campanha com caminhada no Ibura e, para a surpresa de muitos, fez uso da máscara, mas não evitou aglomerações ao desfilar com candidatos a vereador pelo partido.
Com informações do Correio Braziliense