
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) aprovou o título póstumo de doutora honoris causa a Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora de ‘Quarto de Despejo‘ e ‘Casa de Alvenaria‘. Negra, catadora de papel e moradora de favela na capital paulista, a escritora foi homenageada por sua luta e coragem. A decisão foi aprovada por unanimidade e aclamação entre os conselheiros da universidade.
Maria Carolina de Jesus se mudou de Minas Gerais para São Paulo aos 30 anos. Filha de analfabetos e natural de Sacramento (MG), ela aproveitava os papéis que catava para escrever e, assim, produziu seu primeiro e mais famoso livro, Quarto de Despejo.
A vida e a obra da escritora foram temas de 58 teses e dissertações nos últimos seis anos, segundo informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A honraria Honoris Causa, que significa “por causa de honra”, é concedida independentemente da instrução educacional a quem se destacou por virtudes, méritos ou atitudes.
“Ela, desde pequena, assumiu esta coisa da escrita e da leitura, então ela vivia lendo”
Tom Faria, escritor e biógrafo da Carolina Maria de Jesus em entrevista ao Jornal Nacional
Vida e obra da escritora
Lançado em 1960, o primeiro livro de Carolina Maria de Jesus, ‘Quarto de Despejo’, foi um sucesso. Ao todo, a escritora vendeu três milhões de livros, em 16 idiomas.
Ela viajou pelo Brasil e atraiu multidões. No Centro do Rio, a rua da livraria teve que ser fechada na noite de autógrafos, e Carolina Maria de Jesus conquistou mais fãs, como Clarice Lispector.
A filha de Carolina Maria de Jesus lembra do encontro: “Quando ela chega perto de Clarice Lispector, ela diz: você é uma grande escritora. E a Clarice responde: a grande escritora aqui é você, porque você escreve com a realidade”, lembra Vera Eunice de Jesus.
O título da UFRJ com unanimidade e aclamação reconhece a importância da doutora Carolina Maria de Jesus, que inspirou talentos, como a escritora Conceição Evaristo.
“Ela abre essa possibilidade dessa autoria nascer de dentro, de quem vive, e não somente de quem contempla”.
Conceição Evaristo
Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, em Minas Gerais. A escritora morreu aos 62 anos, em 1977, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória.
Com informações do G1