
O resultado das eleições de 2020 trouxe mudança para o município de Cavalcante, interior de Goiás. O município elegeu o primeiro prefeito quilombola, Vilmar Kalunga (PSB) recebeu 35,68% dos votos (1.959).
Nascido no Vão do Moleque, no Quilombo Kalunga, Vilmar foi presidente da associação dos moradores da região e ganhou notoriedade após a luta pela demarcação das terras. Ele tem formação em educação no campo e pós-graduação em ciências da natureza e matemática.
Segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAq), Vilmar seria o segundo prefeito quilombola na história do Brasil. Antes, em 2012, Darcira foi eleita prefeita de Açucena (MG), e depois reeleita em 2016.
Apoio
Na campanha, o candidato recebeu apoio de candidatos a prefeitura de Goiânia, Elias Vaz (PSB) e Vanderlan Cardoso (PSD). O ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), também declarou apoio a Vilmar, ao Correio Braziliense o político diz que o prefeito pode contar com seu apoio no Congresso Nacional.
Eleição no município
Paradão (PTB) ficou em segundo lugar com 27,52% dos votos válidos em Cavalcante. Uma vereadora apoiadora de Vilmar também foi eleita, Eriene Kalunga conseguiu 3,35% dos votos e em 2021 ocupará uma cadeira na câmara.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município totalizou 5.768 votos, sendo 5.560 válidos, 33 brancos, 17 nulos e 995 abstenções.
Com informações do jornal O Popular