em 15/08/2018.
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, transformando-o em objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentando seu valor de mercado.
O CRAB desenvolve suas ações por meio de diversas formas de relacionamento com o público, respeitando os hábitos, os gostos e a própria natureza do artesanato. O conceito base vem do tripé emoção, conhecimento e comercialização, que, integrados, levam em conta novas conexões, novos modos de viver e apreender o artesanato.
Como expressão criativa brasileira, o artesanato é visto em conexão e diálogo com outros segmentos da economia criativa como o design, as artes, a moda e a cultura. Trazer à luz a marca “Artesanato Brasileiro” como referência mundial de qualidade é o propósito maior do CRAB.
CRAB PRAÇA TIRADENTES

CRAB PRAÇA TIRADENTES
O CRAB Praça Tiradentes é uma grande vitrine da produção e da comercialização do artesanato brasileiro.
É formado por três edificações históricas que ficam na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.
O CRAB é um polo de desenvolvimento criativo e comercial para a cidade. Um espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região e em ativa conexão com os agentes do artesanato e o público geral no Brasil e no mundo.
UMA IMPORTANTE ÁREA CRIATIVA DO RIO DE JANEIRO
A Praça Tiradentes é uma área urbana que combina valor histórico, cultural e boêmio.
No século XVIII era conhecida como Largo do Rocio. Ali perto, ficava o local onde Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado.
No Império, passou-se a se chamar Praça da Constituição, pois foi lá que D. Pedro l jurou a Constituição Política do Império, no Real Teatro São João (hoje inexistente).
Mais tarde, por iniciativa dos republicanos, o local ganhou o nome atual de Praça Tiradentes. No Centro da Praça, encontra-se o monumento mais antigo da cidade, a estátua equestre de D. Pedro I.
Estudos recentes feitos pela prefeitura revelaram uma forte tendência para esta área abrigar atividades relacionadas a uma economia criativa e representativa da cidade.
Atualmente, em seu entorno existem vários equipamentos culturais de peso, como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o Centro Cultural Helio Oiticica, a Escola Portátil de Música, o Real Gabinete Português de Leitura, a gafieira Estudantina, entre outros.
O CRAB, como centro cultural ativo e prédio de valor histórico inestimável, tem importante papel na consolidação da vocação cultural da região e no processo de revitalização desta área do Rio de Janeiro.

CONJUNTO HISTÓRICO DO CRAB

O restauro e a requalificação de três prédios históricos contíguos configura um lugar- âncora na região, ativando o comércio e o lazer pelo artesanato.
Tombado pelo IPHAN e pelo INEPAC, o Solar Visconde do Rio Seco, maior prédio do conjunto arquitetônico do CRAB, se destaca pelo seu tamanho e imponência.
Prédio mais antigo da Praça Tiradentes, foi construído no final do século XVIII e adquirido em 1812 pelo Visconde do Rio Seco para ser sua residência. Em 1876, no Segundo Império, abrigou a Secretaria de Estado e dos Negócios do Interior e, após a Proclamação da República, foi sede do Ministério da Justiça até 1930. Hoje pertence à prefeitura do Rio de Janeiro.
Quando começaram as obras de recuperação o imóvel encontrava-se bastante deteriorado. Foi necessário um minucioso trabalho de restauração para manter suas características originais, tanto na parte externa quanto na área interna do prédio. Tudo sob a supervisão permanente dos órgãos do patrimônio histórico. A fachada, por exemplo, seguiu os parâmetros determinados pelos técnicos do IPHAN, segundo pesquisa que determinou a cor original do Solar.
O prédio ao lado, de nº 69, encontrava-se em ruína e também foi totalmente reformado. Todos os três prédios, assim como inúmeros outros no entorno da Praça Tiradentes, fazem parte do Corredor Cultural do Rio de Janeiro, criado com o intuito de preservar e revitalizar áreas históricas da cidade.
CRAB EXPANDE

CRAB EXPANDE
É o braço externo do CRAB. A intenção é ampliar as fronteiras do CRAB para além da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, por meio de uma agenda de ações dinâmicas que dialoguem com setores institucionais e da economia criativa das diversas regiões do país e até mesmo de fora dele, tornando a presença do artesanato brasileiro ativa no Brasil e no mundo. Isto significa a participação em debates, palestras, rodadas de negócios, distribuição de publicações e catálogos em feiras e fóruns, além de exposições do artesanato. Seu objetivo é fazer com que o artesanato seja reconhecido em sua diversidade e seja identificado como gerador de inovação, de negócios e de empreendedorismo.
CRAB WEB
O CRAB Web é a plataforma digital do CRAB. Por meio dela é possível acessar toda uma ampla rede de público e de interesses que gravitam em torno do artesanato. Aqui você conecta artesãos de todas as regiões do Brasil; toma contato com os canais de comercialização do artesanato; relaciona-se com outras expressões artísticas da economia criativa; informa-se sobre artigos e as mais recentes publicações teóricas sobre o tema; tem acesso ao arquivo audiovisual da midiateca; compartilha da programação do CRAB e de outras exposições relacionadas ao handmade no Brasil e no exterior.
Fonte: www.crab.sebrae.com.br