por redação Socialismo Criativo em 01/11/2018.
Uma das economias mais importantes do mundo é ou não socialista?

A gigante economia chinesa sera tema do Workshop do Instituto Pensar que foca em Economia Criativa. Foto Pixabay.
Salvador recebeu, no último dia 22 de novembro, um evento para refletir sobre uma economia gigante de um país que ultrapassa os US$ 10 trilhões em PIB. “China, socialismo criativo?” é o tema do workshop que será realizado pelo Instituto Pensar com o intuito de impulsionar reflexões acerca da Economia Criativa. O encontro será conduzido por Elias Jabbour, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
“A China é ou não é socialista? Socialismo de mercado quer dizer exatamente o quê? Dois sistemas num só país? E, também, o Socialismo de Mercado pode ser considerado um novo tipo de Socialismo, um Socialismo Criativo? Essas são algumas indagações que pessoas de esquerda e outras interessadas no assunto fazem sobre a China. O debate com Elias Jabbour pretende aprofundar essas questões e, na melhor das hipóteses, responder a algumas delas”, explica o presidente do Instituto Pensar, Domingo Leonelli.
Elias Jabbour é um acadêmico estudioso da economia chinesa. Ela compõe o Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da UERJ. É autor de artigos e livros sobre a realidade econômica, política e social da República Popular da China. Entre seus livros estão “China Hoje: Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado” (EDUEPB/Anita Garibaldi, 2012) e “China: Infra-Estruturas e Crescimento Econômico” (Anita Garibaldi, 2006).
O evento foi realizado no Portobello Ondina Praia Hotel (Av. Oceânica, 2275, Ondina, Salvador), das 14 às 17h do dia 22, uma quinta-feira. Para outras informações: (71) 3037-7790.