
Apesar de faltar pouco mais de um mês para o inverno no Brasil, o país está enfrentando uma semana com frio intenso, vento forte, neve e geada. Desde segunda-feira (16), um ciclone subtropical avançou próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, intensificando os ventos no sul e leste do estado.
As rajadas de vento devem ultrapassar os 100 km/h em algumas localidades do extremo sul gaúcho.
Com isso, a formação e deslocamento de uma frente fria, que tem origem polar, e impulsionada pelo ciclone, favorecerá a ocorrência de chuvas fortes e baixas temperaturas em vários estados, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A onda de frio também chegará ao Norte do país. Apesar de mais fraca em relação ao Sul, será o suficiente para os acrianos tirarem o casaco do armário, pois as mínimas poderão chegar a 13ºC. De acordo com o Climatempo, o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que ficará estacionado no Oceano Atlântico por alguns dias.
Temperaturas no Brasil
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio atípico vai trazer a possibilidade de neve, chuva congelada e geada. Há possibilidade de geadas em alguns pontos de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. As ondas de frio se espalharão entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Leia também: Mudanças climáticas fazem o Ártico medir 38°C
Com relação à neve no país, a maior probabilidade é que o evento ocorra nesta quarta-feira (18) sobre os Planaltos Sul e Norte do estado, além da Serra Gaúcha, de acordo com o Inmet.
Geada
Ainda segundo o Inmet, a tendência é de que haja condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período entre essa terça-feira e o dia 22. Também pode haver ocorrência no sul do Mato Grosso do Sul, em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Frente polar
Uma frente de ar polar é uma zona de transição ou superfície de contato entre duas massas de ar de densidades diferentes — uma fria e outra quente. Em resumo, as frentes são as ‘fronteiras’ entre massas de ar polar e massas de ar tropical.
Todas essas quedas de temperaturas no Brasil serão impulsionadas por uma frente polar e amplificadas pelo ciclone extratropical que atingirá o Sul do país — devido às fortes rajadas de vento ao longo dia, a sensação de frio pode ser ainda maior.
Chuva congelante
Somadas, essas condições podem contribuir para a ‘chuva congelante’ no Sul do país. O evento é raro no Brasil e ocorre quando há o encontro de uma frente fria e uma frente quente. Na chuva congelante, a água líquida cai e congela ao tocar alguma superfície.