por Retail News Asia em 27/09/2018.
A Indonésia deve sediar a primeira Conferência Mundial sobre Economia Criativa, que servirá como um fórum para representantes do governo e atores da indústria para trocar idéias e estabelecer desafios comuns na indústria.

Conferência de Imprensa sobre Economia Criativa (WCCE) em Jacarta, terça-feira (25/09/2018) (KOMPAS.com/Putri Syifa Nurfadilah) Artikel ini telah tayang di Kompas.com dengan judul. Editor : Sakina Rakhma Diah Setiawan.
“Os palestrantes virão de diferentes partes do mundo e apresentarão seus pontos de vista sobre o estado atual da economia criativa e sua visão do futuro desta indústria”, disse Triawan Munaf, presidente da Agência de Economia Criativa (Bekraf), em entrevista coletiva. em Jacarta na terça-feira.
A conferência inaugural ocorrerá em Nusa Dua, Bali, de 6 a 8 de novembro e envolverá cerca de 1.000 participantes, incluindo ministros e líderes empresariais, de 50 países. Entre eles estão Peter Trillingsgaard, vice-presidente de governo e assuntos públicos do Grupo Lego; Le Kexi, presidente da China Film Corporation, o ministro das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani Indrawati, o diretor-executivo da Bukalapak, Achmad Zaky, e o executivo-chefe da Tokopedia, William Tanuwijayia.
“Esta conferência é parte do nosso esforço para aumentar nossa capacidade como país, para fortalecer ainda mais nossa criatividade e competitividade, e para alcançar a prosperidade para o povo”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, AM Fachir.
Com “Inclusive Creative” como tema principal, os participantes discutirão questões fundamentais na economia criativa, incluindo coesão social, regulamentação, marketing, ecossistemas e financiamento.
A economia criativa é uma ferramenta para facilitar uma melhor comunicação e compreensão em toda a divisão econômica e cultural, especialmente porque a indústria tem o potencial de criar oportunidades para todos, independentemente da idade, sexo, histórico ou localização geográfica, disse Triawan.
Fachir acrescentou que a conferência faz parte dos esforços da Indonésia para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como trabalho decente e crescimento econômico e redução da desigualdade.
“É adequado e um dever para a Indonésia se tornar um líder na economia criativa, porque temos o que é preciso”, disse Triawan, acrescentando que a Indonésia planeja realizar o evento semestralmente.
A economia criativa da Indonésia tem aumentado nos últimos anos. Contribuiu com mais de 922 trilhões de rupias (US $ 61,7 bilhões), ou cerca de 7,4% da economia do país, em 2016.
Endah Sulistianti, vice-presidente de relações entre regiões e instituições de Bekraf, disse que a conferência tem como objetivo apresentar o potencial da criatividade para o futuro do mundo.
“Estamos propondo ao mundo essa possibilidade tangível e infinita, da criatividade como [uma das soluções] aos limites de nossos recursos naturais”, disse Endah.
A conferência coincidirá com o CreatiVillage, um espaço de exposição de ideias, conceitos e produtos de vários países. Endah disse que contará com trabalhos criativos da Coréia do Sul, China, Arábia Saudita e Dinamarca, entre outros.
Fóruns de negócios e investimentos, bem como sessões de negócios, também serão realizados à margem do evento.
Espera-se que a conferência conclua com um conjunto de recomendações sobre a economia criativa, que serão apresentadas na sessão do próximo ano da Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York.
Fachir disse que as autoridades indonésias que participam da sessão em andamento da Assembléia Geral estão fazendo lobby junto aos países membros da ONU para apoiar os esforços que irão impulsionar o papel da economia criativa em todo o mundo.
Fonte: Retail News Asia