
Por Revista Fórum
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já ativou o modo campanha para a reeleição há tempos. No último dia 27 de agosto, numa visita a Goiânia (GO), ele reservou 20 minutos para inaugurar o retrato de um general do exército em um quartel general.
O momento ocorreu após a solenidade de troca do Comando de Operações Especiais do Exército, no quartel da capital de Goiás. O agraciado com a homenagem feita por Bolsonaro foi o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que no mesmo dia passou sua função ao general Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.
Câncer no TSE e “idiotas”
Na mesma ocasião, Bolsonaro ainda participou de uma interação com apoiadores pelas redes sociais, na qual afirmou que o “câncer” já havia se instalado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Não sou machão, não sou o único certo. Agora, do outro lado, não pode um ou dois caras estragar a democracia no Brasil, começar a prender na base do canetaço, bloquear redes sociais. Agora, o câncer já foi lá para o TSE, Lá tem um cara que manda despolitizar as coisas, tem que botar um ponto final nisso”, defendeu o capitão reformado.
Ele também aproveitou para fazer comentários sobre os temas armas e eleições. “Alguns dizem que eu quero dar golpe. São idiotas, eu já sou presidente, pô (…) Tem todo mundo que compra fuzil, pô! Povo armado jamais será escravizado. Tem o idiota ‘ah, tem que comprar feijão’. Cara, se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar”, alegou.
Bolsonaro intensifica agenda com Forças Armadas
Ameaçando golpe e isolado em meio ao caos que provocou nas relações entre os poder, Jair Bolsonaro (sem partido) busca guarida nas Forças Armadas a cada discurso golpista que profere contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e governadores dos estados.
Nos 27 dias de agosto, Bolsonaro já marcou presença em pelo menos oito eventos ou atos das Forças Armadas, sendo o desfile onde se destacou o tanque fumacê, para receber convite para Operação Formosa, no dia 10 em frente ao Planalto, o mais simbólico deles.
Leia também: Bolsonaro marca motociata com vídeo de PM que repete seu slogan
Nesta sexta-feira (27) tinha como única agenda oficial a solenidade de Passagem do Comando de Operações Especiais em Goiânia, para onde viajou e deve participar de uma motociata às 14h30, durante o horário de expediente.
Na cerimônia, comum no meio militar, Bolsonaro discursou incitando soldados a aderirem à sua pauta da “liberdade” e, colocando-se como “comandante das Forças Armadas, disse que tem certeza que “qualquer missão, em qualquer hora, em qualquer local será cumprida”.
“Uma das poucas coisas que me conforta como Presidente da República é saber que vocês existem. Que vocês estão a favor da lei, da ordem e da defesa da nossa liberdade, bem maior de um povo”, repetiu Bolsonaro a mesma frase que tem dito entre militares.