
O deputado Bira do Pindaré (MA) será o próximo líder do PSB na Câmara. O parlamentar foi eleito, nesta terça-feira (14), por unanimidade pela bancada do partido na Casa, que conta com 30 parlamentares. Bira do Pindaré assume a liderança a partir de fevereiro de 2022. Ele entra no lugar de Danilo Cabral (PE), líder ao longo de 2021.
“Ser escolhido por vocês como líder do meu Partido é motivo de muito orgulho. É um simbolismo muito grande. Maranhão é um estado quilombola, de um povo preto que lutou muito pela liberdade, contra a escravidão. Hoje eles estarão orgulhosos de ter uma pessoa da minha origem, com a minha história, assumindo a liderança do PSB”, destacou o parlamentar.
Bancário, professor, advogado, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Bira do Pindaré foi eleito deputado federal, em 2018, com 99.598 votos.
Antes, foi deputado estadual por dois mandatos, eleito em 2010 e reeleito em 2014.
Nasceu na cidade de Pindaré-Mirim e mudou para São Luís aos 2 anos.
A vida política começou na Pastoral da Juventude. Também foi membro do Diretório Central dos Estudantes da UFMA.
Servidor concursado da Caixa Econômica Federal, foi presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão. Mesmo que ocupou na Delegacia Regional do Trabalho, se destacou pelo combate ao trabalho escravo.
Leia também: Socialistas querem investigação do MPF contra Guedes por manter familiares em offshore
Foi secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação na gestão do atual governador, Flávio Dino (PSB).
Quando Bira do Pindaré estava à frente da pasta foi implantada a primeira Rede Estadual de Educação Profissional com os Institutos da Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), além dos programas Cidadão do Mundo, que promovia intercâmbios internacionais, os Aulões Gratuitos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Maranet, que disponibilizou internet gratuita para a população.
Com informações do Estadão